“Agosto Dourado”: Prefeitura de Macapá orienta pais sobre amamentação saudável no contexto da Covid-19

Nesta semana, profissionais da saúde do município de Macapá orientam pais e tirando dúvidas sobre os vínculos entre amamentação, meio ambiente e mudança climática. O assunto é um dos objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020. A programação faz parte do “Agosto Dourado” e tem como tema “Amamentação e a Saúde do Planeta e de seu povo no contexto da Covid-19”.

“Tinha muitas dúvidas sobre os riscos de transmissão para o meu bebê. Mas fui bem orientada pelas enfermeiras e a médica. Agora, estou mais segura para amamentar meu filho”, disse a mãe Maria Angélica Silva, que já pegou Covid-19 durante a gestação.

Além de realizar o incentivo à amamentação, a proposta deste ano busca divulgar a amamentação como uma decisão climática inteligente, implementar ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas por meio da amamentação; e tirar dúvidas dos pais sobre amamentação saudável no contexto da pandemia atual.

“A pandemia nos ensinou que todos somos afetados e é necessária uma resposta social coordenada imediata. Todos nós podemos fazer algo para reduzir a emissão de carbono e proteger o meio ambiente começando com a forma como alimentamos nossos bebês. Por isso, estamos incentivando à amamentação e orientando as mães como fazer isso com segurança para o bebê sem transmitir a Covid-19”, destacou a coordenadora da Saúde da Criança de Macapá, Raphaela Chaves.

As orientações sobre amamentação estão ocorrendo nas UBS’s, respeitando o distanciamento social e as regras de higienização. Ações já ocorreram na UBS dos Congós e Raimundo Hozanan, e seguem nas unidades do Infraero 2 e Perpétuo Socorro.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação