‘Agora o espaço está arejado e agradável’, diz moradora após retirada de lixeira no Araxá

O espaço acumulava cerca de 3 toneladas de resíduos como garrafas de vidro e plástico, resto de obras, pedaços de eletrodomésticos e eletrônicos.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

“Era muito lixo e entulho e eu até evitava passar por aqui. Mas após a limpeza o espaço ficou arejado e agradável. Agora é possível transitar sem transtornos”, comenta dona Alcileila Trindade da Costa sobre a remoção de uma lixeira na 7ª Avenida do Araxá.

O mesmo problema é relatado pelo morador do bairro Perpétuo Socorro, Antonio Dias. Ele diz que devido a falta de conscientização de algumas pessoas, é comum ver a via pública sendo utilizada como local de descarte de lixo.

“Moro na avenida Hugo Alves Pinto e o local estava tomado por lixo e entulho. A Prefeitura está limpando, mas em alguns dias o local vai ficar cheio de mato, objetos e sacolas’, comenta o morador.

De acordo com o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, a órgão tem intensificado as fiscalizações em toda a cidade a fim de identificar lixeiras. As informações dão base para realização do serviços de remoção e além disso, o órgão também trabalha de forma educativa na orientação de como os moradores devem proceder ao visualizar o descarte irregular de lixo em via pública.

“Estamos nas ruas prestando os serviços de limpeza e manutenção diariamente. Ter a população como nossa aliada não fazendo o despejo de lixo nas vias, vai nos ajudar a manter a cidade sempre limpa”, ressalta o gestor.

Com a remoção destas duas lixeiras, a Zeladoria Urbana retirou mais de 7 toneladas de lixo depositado em via pública. Entre o material recolhido estão garrafas de vidro e plástico, restos de obras, pedaços de eletrodomésticos e eletrônicos, caroços de açaí e até pneus de carros. Todo lixo foi encaminhado para o aterro sanitário da capital.

Denúncias
A população pode enviar imagens e vídeos para o Disk Denúncia da Zeladoria Urbana, no número (96) 99970-1078. Ao fazer isso, a secretaria vai direcionar as equipes do Departamento de Fiscalização para identificação dos responsáveis.

Punição
De acordo com a Lei Complementar nº 054/2008, o descarte de lixo em via pública é proibido e pode gerar multa que varia de R$ 500,00 a R$ 2 mil. Conforme a gravidade, o infrator poderá ser conduzido à delegacia para responder por crime ambiental.