
Com o objetivo de atualizar os servidores que atuam no quadro da autarquia para o exercício competente das suas funções acerca da legislação de trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) iniciou nesta terça-feira, 21, o Curso de Atualização para agentes de trânsito e fiscais de transportes. A capacitação é ministrada pelo especialista na Área do Trânsito e capitão da Polícia Militar, Rorinaldo Gonçalves, e pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Luiz Barbosa Brito.
O objetivo é atualizar os agentes de trânsito e fiscais de transportes das recentes mudanças ocorridas na Legislação, analisando e discutindo sobre o que essas alterações influenciam na fiscalização do trânsito no município, além de promover e oportunizar aos participantes a apropriação dos fundamentos do comportamento social e humano no trânsito. O agente de trânsito Ulisses ressalta que os servidores estavam precisando desse curso. “Essa é a hora de nos capacitarmos, pois o Código de Trânsito Brasileiro vive em constante mudança”.
O capitão Rorinaldo destacou as mudanças significantes do CTB. “A partir dessa capacitação, agentes poderão praticar uma fiscalização adequada ao que está previsto pela lei federal”. Com a realização desse curso, a Prefeitura de Macapá é a primeira cidade do Norte do país a cumprir a resolução do Denatran, por meio da Portaria 94/2017, que institui a obrigatoriedade do Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
Com uma carga horária de 20 horas, dividida em duas turmas, estão participando também do curso a Guarda Municipal, o Batalhão de Polícia de Trânsito, agentes de trânsito e fiscais de transportes de outros municípios do estado.
Alessandra Lameira
Assessora de comunicação/CTMac