Agentes de endemias participam de capacitação sobre condução de pequenas embarcações

Agentes de endemias iniciaram nesta segunda-feira, 24, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, promovido pela Capitania dos Portos do Amapá. O objetivo é capacitar os servidores a conduzir ou tripular pequenas embarcações e motos aquáticas empregadas na navegação interior a serviço dessas instituições.

 

O curso acontece de 24 de outubro a 1º de novembro, na sede da Capitania dos Portos, em Santana. Após a conclusão, os agentes receberão certificação e passão a estar aptos na condução de pequenas embarcações em comunidades ribeirinhas, onde fazem o combate e controle de endemias. Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) adquiriu com recursos do SUS dois barcos de alumínio e motores de popa para suprir as demandas no que diz respeito às atividades da Vigilância Ambiental, principalmente no controle vetorial do Aedes aegypti.

 

Na capacitação são abordados temas como os fundamentos gerais sobre embarcações, navegação, motores, comunicações, legislação, noções técnicas de sobrevivência, meteorologia, primeiros socorros, além de aula prática a bordo de embarcações.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa