Agentes da Guarda Municipal de Macapá recebem capacitação sobre o combate à violência contra a mulher

Ação faz parte da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher que acontece no município. Orientações foram repassadas pela Secretaria de Direitos Humanos.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres (CGPPM) iniciou a campanha ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’ com uma palestra para a Guarda Municipal de Macapá, no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Pedrinhas.

Contando com a equipe do Centro de Referência e Acolhimento à Mulher (Cram), a ação abriu as atividades da campanha com a psicóloga do Centro, Laurana Bandeira, que debateu o tema ‘Violência Doméstica: aprender para acolher’.

“Apesar da Guarda Municipal não ser uma porta de entrada específica, ela atua como um órgão de retaguarda que pode ser solicitado e nos meios que eles estão presentes também podem, a partir dessa educação, cuidar, acolher e encaminhar estas mulheres para delegacia ou para o Cram”, destacou a psicóloga, Laurana Bandeira.

A campanha, que tem o intuito de combater as violências que ocorrem contra o público feminino nos diversos âmbitos de vivências, aproveitou o momento de interação com a guarnição de segurança civil para conscientizar, debater e orientar como agir nessas situações, além de abordar subtemas como o machismo dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Nós lidamos com pessoas diariamente e cotidianamente é visível encontrar situação de conflito e violência contra a mulher. Então, para nós da guarda, é muito importante ampliar esse conhecimento e saber como agir nesses momentos dentro da legalidade, além de acolher e levar às autoridades máximas a denúncia”, contou a comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá, Joeva Reis.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Gonçalo Borges, pontuou a importância da participação de todos no combate às violências contra a população feminina.

“Nós precisamos estar juntos na luta pela igualdade de gênero e buscar alternativas que auxiliem no fim dessas violências contra as mulheres, que são muitas. O acolhimento e garantia de direitos delas é extremamente necessário e contamos com uma equipe preparada para isso”, pontou o gestor.

A programação continua durante o mês de novembro e se estenderá até o início de dezembro, com palestras, rodas de conversa e blitz do laço branco, com atividade educativa e de conscientização.

“Nesses 16 dias de ativismo vamos fortalecer nossas frentes de combate, ampliando a segurança e as oportunidades das vítimas de violência doméstica mudarem suas histórias. Pretendemos, ainda, convidar todos à reflexão, no intuito de prevenir e acabar com as violências contra as mulheres. Precisamos que todos se movimentem para contribuir com uma sociedade segura para todas”, revelou a coordenadora Simone Ferreira.

Contra qualquer tipo de violência à mulher pode ser denunciada no disque 180.

Programação da Campanha
27/11 – Ação CRAM Itinerante Zona Norte
Local: EMEF Eliana Flexa Vilhena na Rua Clodoaldo da Silva Matias, n°1550, Jardim Felicidade 1
Horário: 08h
Serviços: roda de conversa, acolhimento, psicóloga, jurídico, assistente social, pedagoga.

03/12 – Ação do CRAM com o tema ‘Dialogo sobre o ativismo feminino: história, vivências e sua importância’.
Serviços: roda de conversa, dinâmicas e interação.
Local: Cram ( Rua Odilardo Silva, 844 -Laguinho)
Horário: 15h

06/12 – Blitz do Laço Branco
Tema: Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres entrega de folders e cartilhas de combate à violência.
Local: em frente ao Mercado Central
Horário: 17h