Agentes da Guarda Civil Municipal participam de treinamento operacional especial

Na manhã desta terça-feira (27), os agentes da Guarda Civil Municipal de Macapá participaram do treinamento especial nas áreas técnicas e operacionais, com simulação de abordagem e busca pessoal em suspeito portando drogas ilícitas. A atividade foi realizada com o Grupo Tático Motorizado (GTAM), agentes das equipes do Canil Municipal e videomonitoramento

Para o Comandante Geral da Guarda Civil Municipal, Inspetor Jeziel Cordeiro, a nova realidade que as equipes de guardas municipais vivem, exige preparo e equipamentos adequados.

“A Guarda Municipal está se preparando cada vez mais para os desafios diários que estão surgindo. Nesse sentido, o treinamento para o aperfeiçoamento constante é fundamental para a segurança da população e do próprio agente”, destaca.

O treinamento especial foi realizado no Distrito de Fazendinha. No total, 18 guardas foram empregados na ação operacional, 4 motocicletas, 2 viaturas, 1 ônibus e 2 cães de faro e ataque.

Em campo

A simulação realizada pela equipe da GTAM trouxe a abordagem de um suspeito de transporte portando droga ilícita, em seguida a equipe do Canil, com o auxílio de cães de faro e ataque, realizou a busca pessoal. A equipe de videomonitoramento fez o acompanhamento tático e a busca de dados sobre o suspeito.

A partir desta capacitação a Guarda Civil Municipal irá trabalhar em conjunto com outros órgãos de segurança nas ações de busca e apreensão, como explica o Inspetor Rabelo, responsável técnico pelo adestramento dos cães.

“Vamos em busca de um convênio junto à Infraero para trabalhar no aeroporto e outro com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esta parceria vai facilitar nas ações de busca e apreensão de entorpecentes”, concluiu o inspetor.

Ana Cleide Torres
Guarda Civil Municipal de Macapá