Agenda de domingo: Prefeito de Macapá entrega primeiro Brechó Municipal e realiza vistoria de obras

Novo espaço beneficia 70 empreendedoras e faz parte da feira do bairro Novo Horizonte

Por Etienice Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Inauguração do Brechó Municipal do Novo Horizonte | Foto: Wellington Barros/PMM

Neste domingo (14), a Prefeitura de Macapá realiza um marco importante para a comunidade local: a inauguração do primeiro Brechó Municipal. Localizado anexo à Feira do Novo Horizonte, o espaço está pronto para abrigar aproximadamente 70 mulheres empreendedoras, que há anos trabalhavam nas redondezas da feira sem uma estrutura adequada para seus negócios.

A vendedora Graça Oliveira, que tem o brechó como fonte de renda há 11 anos, expressa sua gratidão pela iniciativa da prefeitura. “Nós estamos muito satisfeitas com esse empreendimento. Eu e as colegas somos empreendedoras, e antes ficávamos expostas ao tempo, sem conforto para nós e para os clientes. Agora, estamos felizes por termos esse espaço que a prefeitura nos concedeu. ”

Com um investimento de R$ 458.741,10 do Tesouro Municipal, a obra foi conduzida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), com execução da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). O Brechó Municipal traz consigo uma série de benefícios para as empreendedoras, como uma sede administrativa, banheiros, provador e espaço individualizado para cada uma expor seus produtos.

O subsecretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Arley Costa, destaca a importância do Brechó Municipal na vida das empreendedoras. “Esse brechó tem hoje uma importância muito grande na vida dessas empreendedoras. Hoje elas saem de uma condição de trabalho debaixo de chuva, debaixo do sol, no meio da rua e recebem uma condição muito mais humana e adequada sob aspecto profissional.”

Além de oferecer uma alternativa acessível de consumo, os brechós desempenham um papel fundamental na economia local e na sustentabilidade ambiental, promovendo a reutilização de roupas e reduzindo o desperdício têxtil. Amanda Ramos, estudante e compradora assídua de brechós, ressalta a importância desse tipo de comércio.

“Eu comecei a me interessar por brechós há uns três anos. Sempre que posso, venho comprar aqui. Eu amei o novo espaço porque antigamente era bem pequeno e todo mundo ficava muito amontoado. Agora tem um lugar só para os brechós, isso é muito bom!”.

O Brechó Municipal não é apenas um espaço de negócios, mas também um local de empoderamento e solidariedade. Kátia Dias, uma das vendedoras que discursou em nome das colegas, destaca: “Abrimos as portas deste espaço, sendo mais que um local de negócios, hoje ele é um lugar de empoderamento, solidariedade e conquista compartilhada”.

Durante a inauguração do Brechó Municipal, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou o comprometimento da gestão municipal em proporcionar dignidade às mulheres empreendedoras. “Com a entrega deste belíssimo brechó, esperamos não apenas elevar a autoestima dessas trabalhadoras, mas também impulsionar suas vendas”, diz o prefeito.

A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Macapá em promover o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para o fortalecimento da economia local e melhorias nas condições de trabalho para as mulheres empreendedoras.

Vistoria de obra do Parque Urbano no Horto Municipal de Macapá

Após a entrega, a agenda de domingo seguiu no bairro Jardim Felicidade I, na Zona Norte da capital, com a realização de vistoria da obra do Parque Urbano no Horto Municipal de Macapá.

Com área total de 15.757,40 metros quadrados, mais 599,16 metros quadrados de área coberta, novo espaço público contará com estacionamento externo; playground; museu; restaurante; banheiros; anfiteatro; praça pet; parede de escalada; arvorismo; passeio; deck de madeira suspenso; orquidário e jardins.

Segundo o engenheiro residente da obra,  Walderi Willy, a estimativa é que o avanço físico da obra esteja em torno de 30%. Com o pico máximo de execução, que ocorre entre os meses de abril e maio, a meta é chegar a cerca de 50% até o final de abril. “A previsão é concluir a obra até o final de junho, antes do prazo inicialmente previsto para o final do ano”, conclui Walderi.

A obra que visa promover um novo espaço de interação com a natureza em Macapá, possui investimento de R$ 5.122.729,22 de emenda Federal do deputado Vinícius Gurgel (PL-AP), mais contrapartida do Tesouro Municipal.

Entrega de passarela no bairro São Lázaro

Na Zona Norte da cidade, a Prefeitura de Macapá entrega uma nova passarela para a população.  Com 216 metros de extensão, a passarela localizada na Rua Pedro Wilson de Lima, no bairro São Lázaro, representa uma estrutura segura e acessível para a locomoção diária dos moradores.

Para a Pastora Midian Reis, do Ministério Zona Norte, a nova passarela representa uma verdadeira bênção. “Estamos muito felizes com a entrega dessa ponte. Antes, a situação da antiga ponte era horrível e dificultava a passagem de muitas pessoas, especialmente daqueles que dependiam dela, como cadeirantes e enfermos. Para nós, que temos uma igreja neste local, essa nova passarela é uma resposta às nossas orações”.

O secretário municipal de Obras, Cássio Cruz, ressaltou a importância da obra para a comunidade. “Já são mais de 105 quilômetros de passarelas executadas nesta gestão, incluindo passarelas de concreto, mistas e de madeira. Com a entrega desses 216 metros de passarela em madeira, estamos proporcionando maior dignidade à população e garantindo o direito de ir e vir de forma segura”.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou os benefícios da nova passarela para os moradores do bairro São Lázaro. “Com a entrega dessa passarela, estamos garantindo dignidade e mobilidade urbana para os moradores poderem se locomover com segurança”, ressalta o prefeito. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população macapaense e promover mais inclusão social para a comunidade.

Visita Técnica à obra do Cemitério São José

Encerrando a agenda de domingo, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, realizou visita técnica ao Cemitério São José, onde acompanhou de perto o andamento das obras de revitalização. As melhorias fazem parte do Programa Jardim de Memórias e têm como objetivo tornar o ambiente mais acolhedor e seguro para as famílias que visitam o local.

Durante a visita, o engenheiro civil responsável pela revitalização, Roniery Silva, destacou os avanços dos trabalhos, que incluem não apenas a instalação do gradil ao redor do perímetro do cemitério e a concretagem dos caminhos, mas também a incorporação de paisagismo. Segundo Roniery, “Além de garantir a segurança e a dignidade das pessoas que frequentam o cemitério, a inclusão de áreas verdes e paisagismo contribui para criar um ambiente de tranquilidade e serenidade, promovendo assim momentos de reflexão e conforto para os visitantes”.

Com as melhorias, o Cemitério São José se transformará em um verdadeiro Jardim de Memórias, honrando a memória dos entes queridos ali sepultados e oferecendo um espaço acolhedor para as famílias.