Ações de saúde abordam prevenção ao câncer de mama

Em alusão ao dia D de combate ao câncer de mama, celebrado no dia 18 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) desenvolveu diversas atividades no fim de semana. Na UBS Rosa Moita, usuárias foram recebidas com aula de zumba e orientações sobre como identificar alterações na mama, além de informações sobre alimentação saudável e a prática de atividade física na prevenção de doenças.

 

No anexo onde funciona a UBS Congós, mulheres da comunidade tiveram uma manhã de cuidados, onde passaram por sessão de maquiagem, consulta médica, palestra sobre o câncer de mama e café da manhã.  “Nosso principal objetivo é disseminar o máximo de informação possível, abordando o tema, alertando a população de um modo geral sobre os perigos do câncer de mama e as formas de prevenção”, disse a enfermeira Rosa Nathalia.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama vem atingindo cada vez mais mulheres jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. “Portanto, pelo menos o autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico”, destacou a coordenadora de Saúde da Mulher, Poliana Valadão.

 

Para sexta-feira, 27, está programada uma ação no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), voltada para as detentas, onde serão disponibilizados testes rápidos, consultas ginecológicas entre outros atendimentos.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa