Ações de combate ao Aedes aegypti chegam ao Morada das Palmeiras

Dando continuidade às atividades do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nos dias 17 e 18 de novembro, no Morada das Palmeiras, localizado na zona norte de Macapá, mais uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, febre amarela urbana e do zica vírus.

 

A atividade faz parte de uma série de ações que será desenvolvida pela coordenação do programa, seguindo os resultados apontados pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado este ano na capital, que apontou Brasil Novo, Morada das Palmeiras e Loteamento Amazonas com médio risco de infestação.

 

Durante a atividade são feitas a inspeção de imóveis, com a busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do mosquito; orientação dos moradores quanto aos cuidados e medidas preventivas para evitar a proliferação do vetor; e, em casos em que seja necessário o tratamento do local, é feita a aplicação de larvicida.

 

“A contribuição dos moradores é essencial no combate ao mosquito, pois se não houver um trabalho conjunto entre os agentes e a população dificilmente conseguiremos eliminar o vetor”, explica o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva. As ações terão continuidade ainda nas próximas semanas, com a realização das atividades no Brasil Novo e Loteamento Amazonas, além de atividades diárias nos demais bairros da capital.

 

Karla Marques/Asscom Semsa