Ação no Centro Pop imuniza 30 pessoas em situação de rua contra a Covid-19

A imunização foi feita pela equipe do Consultório de rua.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação foi promovida pela Semas e teve apoio da Semsa | Fotos: Elivelton Ferreira/Semas

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) vacinou 30 pessoas que diariamente buscam o espaço para fazer as refeições diárias e higiene pessoal. A ação aconteceu nesta terça (8) e foi promovida pela equipe do Consultório de Rua.

Entre os atendidos na ação está o usuário ACS, de 51 anos, que recebeu a terceira dose do imunizante. “Vacina é saúde e não tem coisa melhor. Do jeito que essa doença está matando, o certo mesmo é se prevenir”, diz.

Equipe vacinou 30 pessoas em situação de rua | Fotos: Elivelton Ferreira/Semas

A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) garantiu o acesso à vacina para cidadãos que vivem nas ruas de forma parcial ou integral. A atividade foi feita em parceria com a Secretarias Municipal de Saúde (Semsa).

O coordenador do Consultório de Rua, Cássio Monteiro, explica que aceitação do grupo à vacina tem sido boa e que em muito casos, eles procuram pela imunização contra a Covid-19.

“Eles aderiram a iniciativa e também procuram receber [a dose] por conta própria. Isso mostra que estamos conseguindo quebrar as barreiras e trazer nossos pacientes em situação de rua para o serviço de saúde. Fazemos testagens semanais e percebemos que após terem tomado a vacina, poucos contraíram a doença” explica o enfermeiro.

O usuário que não conseguiu ir ao Centro Pop nesta terça-feira, poderá procurar os diferentes pontos de vacinação da Prefeitura de Macapá, conforme o cronograma diário de imunização informado nas redes sociais da Prefeitura.