Ação integrativa reúne pais e familiares de autistas com apoio psicológico, serviços terapêuticos e recreação infantil

Evento aconteceu neste sábado (15), no Mercado Central de Macapá.

Por Anézia Lima - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Dia das Crianças no Mercado Central | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

Neste sábado (15), o Mercado Central recebeu uma ação integrativa promovida pela Prefeitura de Macapá e o projeto Arco-íris, que ofereceu suporte psicológico e terapêutico a pais e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças, marcado em 12 de outubro.

O evento contou com atendimento terapêutico, massoterapia, orientação jurídica, corte de cabelo e apresentações culturais. Para as crianças, o momento contou com cama elástica, zumba, apresentação de balé e distribuição de lanches e brindes. 

A psicóloga Iloane Pantoja atua há 12 anos em Macapá e como coordenadora do projeto Arco-íris, destaca a importância de políticas de apoio aos cuidadores de autistas 

“O intuito do projeto é lidar diretamente com os pais e familiares de pessoas com autismo. Hoje foi um dia de suporte e apoio emocional às pessoas que passaram por diversas transformações na vida social, profissional e familiar para atender às demandas do familiar autista”, comenta. 

Clarissa Medeiros e Valentina Medeiros se divertiram na programação | Foto: Vinícius Barbosa/PMM

A bancária Clarissa Medeiros, 30 anos, participou da ação com a filha Valentina Medeiros, 5 anos, que foi diagnosticada com autismo há 3 anos. A mãe explica a importância dessa iniciativa.

“Nós sentimos falta de eventos como esse. É um momento muito importante pela escuta dada aos pais, para o acolhimento quanto aos anseios, dificuldades e necessidades com familiares de autistas”, conta, alegre. 

Falando em diversão, Ruan Oliveira, de 12 anos, passou pelo Mercado Central e aproveitou para participar das brincadeiras.

“Me diverti muito no pula-pula e achei o lanche muito gostoso. Passei aqui pela frente do Mercado, vi o movimento e me aproximei para brincar também”, diz, sorridente.      

A iniciativa contou com o apoio da Vice Prefeitura de Macapá e do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), com o objetivo de ampliar os atendimentos especializados para essa população.

“Desenvolvemos essa parceria com a vontade de agregar ao público que não é assistido e sente as dificuldades do diagnóstico e está em busca de soluções e conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista”, finaliza, a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha.