Ação Global: mais de 10 mil atendimentos de saúde são feitos pela prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou diversos serviços à Ação Global. Foram consultas médicas, aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, além de orientações nutricionais e atendimento odontológico.

 

No total, foram mais de 10 mil atendimentos. Os mais procurados foram as consultas médicas, aferições de P.A, testes rápidos e de glicemia, e as orientações em saúde bucal e distribuição de kits de higiene, contendo fio dental, escova e pasta de dentes. “Foram distribuídos mil kits de higiene bucal, aplicação tópica de flúor e as palestras de orientação que ensinam aos usuários como manter a saúde da boca”, explicou o coordenador de saúde bucal, Marcus Fava.

 

O projeto Samuzinho também esteve presente com a realização de atividades de pintura para crianças, oficina de primeiros socorros e a divulgação dos serviços de urgência e emergência. As crianças também receberam a suplementação de Vitamina A, necessária a partir de seis meses de idade com doses feitas a cada seis meses até que completem cinco anos.

 

Os responsáveis foram orientados quanto a mudanças na alimentação que contribuem para a absorção dessa vitamina, como explicou a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro. “A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais e vegetais, como couve e cenoura. Por isso, é importante que os pais adotem hábitos mais saudáveis além de levar seus filhos em alguma UBS para a suplementação a cada seis meses”.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa