Ação do Setembro Amarelo leva mensagens de vida ao Mercado Central nesta sexta-feira (10)

A programação contou com escuta psicológica e blitz com entrega de panfletos contendo informações da rede de apoio do município.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

“Você não está sozinho” foi a primeira frase projetada na fachada do Mercado Central nesta sexta-feira (10). Mais do que uma afirmação, o intuito era chamar a atenção dos munícipes para a programação organizada pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ação contou com escuta psicológica, blitz com entrega de panfletos e mudas de plantas que simbolizam a vida.

“Pensamos nessa programação que exalta, sobretudo, a vida. Apresentamos o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio em Macapá nesta manhã e agora estamos fazendo esse ato simbólico no lugar cultural e de lazer que é o Mercado Central”, ressaltou a secretária de Mobilização e Participação População, Rayssa Furlan.

Juliane Souza Lacerda levou seu primo até o local para ser atendido com um dos psicólogos. “Essa ação foi maravilhosa, eu passei a tarde toda procurando um psicólogo e quando soube que ia ter escuta aqui no Mercado Central, vim logo para cá. Meu primo foi atendido e foi encaminhado para seguir o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde Marabaixo”, conta a servidora pública.

“Ele passou por um momento traumático quando era mais novo e nunca buscou ajuda. De uns tempos para cá, eu percebi que ele estava com um comportamento diferente. Então, resolvemos buscar ajuda”, completa Juliane.

Além da escuta psicológica, também foi realizada uma blitz com a entrega de panfletos contendo informações dos serviços ofertados pelo município e de plantas do tipo ‘Marigold’, que simbolizam o Setembro Amarelo e a ação desenvolvida.

“A ação enfatiza a rede de apoio psicológico do município. Estamos o mês inteiro divulgando nossos serviços como forma também de incentivar as pessoas que estão por alguma dificuldade a buscarem ajuda. Além disso, estamos levando escuta psicológica para praças, Bioparque e residenciais de Macapá”, diz o coordenador municipal de Saúde Mental, Jeferson Melo.

Setembro Amarelo
Neste ano, a Prefeitura de Macapá preparou uma vasta programação buscando mobilizar a população para conscientização sobre o assunto, discutir sobre como identificar sinais da ideação suicida, além de informar como ajudar e buscar apoio psicológico.

Com o tema, ‘Conectado com você em favor da vida’, a ideia é reunir todos em prol do bem maior, que é a vida.