Esta é a primeira ação direta da Secretaria Municipal de Assistência Social no Maruanum I Foto: Semas/PMM
Neste sábado (27), os moradores do distrito do Maruanum aproveitaram a ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para cadastrar, atualizar e fazer inclusão de novos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico). Cerca de 40 pessoas foram atendidas no mutirão.
O trabalhador autônomo, Carlos Willian, de 20 anos, ressalta que a chegada dos atendimentos até as comunidades do distrito é muito importante para os moradores por não precisarem se deslocar para a capital, Macapá, especialmente quem não tem condições financeiras para custear o valor da passagem, que chega a custar R$ 80,00.
“Ação do CadÚnico ajudou quem não tem condições de pagar passagem até Macapá e ainda garante o benefício. Sem falar que a gente se sente valorizado, gostei muito por terem vindo”, ressalta Willian.
Carlos Willian, de 20 anos, morador do distrito do Maruanum I Foto: Semas/PMM
A ação teve como objetivo garantir o acesso do cidadão ao serviço de inscrição para o CadÚnico e aos que já são beneficiários, poderem atualizar o cadastro para evitar bloqueio e manter o Auxílio Brasil, dentre outros programas sociais.
Devido as dificuldades e a distância, muitas pessoas que estão dentro dos critérios exigidos pelo Governo Federal para ter acesso ao Auxílio Brasil, acabam ficando sem o benefício. É o caso do agricultor, Alcilan Lemos, que mesmo apto para o programa, ainda não era cadastrado. Agora, ele comemora a inscrição realizada durante a ação.
“Soube da ação e aproveitei para me cadastrar. Aqui é mais fácil, e só chegar e a gente é atendido. Muito boa essa ação pra gente, agora sou cadastrado no CadÚnico”, comemora Lemos.
Alcilan Lemos fez sua inscrição na ação itinerante do Cadastro Único I Foto: Semas/PMM
Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, ações como esta continuarão de forma efetiva. “O mutirão de atendimentos do CadÚnico vai continuar para facilitar a vida da população evitando custos e o mais importante garantir os seus direitos. Além disso, a ação melhora o fluxo dos atendimentos agilizando o trabalho na Casa do Bolsa”, relata o gestor.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que levou as informações para as comunidades do Maruanum, ajudando a reunir os moradores para o mutirão de atendimentos.