Ação da Prefeitura leva consultas, exames e atendimento especializados às mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Perpétuo Socorro realizou durante toda esta segunda-feira (08) uma série de atendimentos especializados para mulheres. Foram exames de rotina, atendimentos médico, de pré-natal e consultas com nutricionista e psicólogo. Além disso, a UBS ofertou exames como PCCU, ultrassonografia, atendimento de enfermagem e testagem de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A secretária municipal de saúde, Karlene Lamberg, esteve presente na ação e parabenizou a equipe da UBS.

Os exames e consultas realizados durante a Semana da Mulher fazem parte da programação de atendimento realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A pasta responsável pela saúde municipal está executando estratégias de atendimento de atenção básica. A coordenadora de Atenção Básica do município, Ediane Andrade, esclarece que além da UBS do Perpétuo Socorro, que é a unidade modelo do atendimento, outras nove unidades estão com ações voltadas para as mulheres.

“Estamos realizando os atendimentos de atenção básica para as mulheres macapaenses e a Semsa tem a responsabilidade de, em tempos de restrição pelo Covid-19, restabelecer gradativamente os serviços para as mulheres de forma que elas saibam que podem buscar às Unidades de Saúde para realizar seu check-up de rotina”, disse a coordenadora.

“A atenção básica faz um convite às mulheres para que elas procurem o atendimento médico preventivo em nossas UBSs e possam assim cuidar de sua saúde”, finalizou Ediane, que convidou a população a procurar atendimento médico de rotina e realizar exames para prevenção da saúde.

A diretora da UBS Perpétuo Socorro, Sammea Andrade, informou que a programação de atendimento à mulher continua até o dia 12 de março. “Hoje o atendimento foi de livre demanda e as mulheres que vieram à UBS foram atendidas conforme a disponibilidade de exames”, explicou a gestora que informou ainda que as mulheres que não foram atendidas hoje serão atendidas nos próximos dias.

Para a moradora Maria Lemos, o atendimento especializado para as mulheres veio no momento certo. A dona de casa procurou a UBS para se consultar com ginecologista e marcar exames de rotina. “Por conta da pandemia nossa comunidade estava sem alguns atendimentos e a UBS disponibilizou esses atendimentos. É importante fazer esses exames e colocar a saúde em dia, pois nós mulheres precisamos fazer esses essa rotina todos os anos”, declarou.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social