Ação alusiva ao Dia da Merendeira e Merendeiro Escolar reúne mais de 300 profissionais numa manhã de lazer e autocuidado

Homenageados participaram de atividades de lazer, atendimento médico, odontológico, psicológico, de assistência social e jurídica, entre outros serviços

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Mary Paes /PMM

No dia 30 de outubro foi comemorado, em alguns estados brasileiros, o Dia da Merendeira e do Merendeiro Escolar.  Pensando na valorização desses profissionais, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Departamento de Segurança e Gestão Alimentar (DSGA) promoveu uma ação alusiva ao dia desses trabalhadores e trabalhadoras, responsáveis pelo preparo da alimentação servida nas escolas do município.

O evento aconteceu no Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, área central da cidade, e reuniu mais de 300 profissionais, que participaram de atividades de lazer, atendimento médico, odontológico, psicológico, de assistência social e jurídica, massagens e beleza. Durante as atividades, foram sorteados prêmios aos profissionais.

De acordo com a organizadora da ação, Jullyhandra Nascimento, diretora e responsável técnica da DSGA, o objetivo da ação foi proporcionar uma manhã de cuidados e lazer para os merendeiros e merendeiras, que por conta do trabalho e outras atividades, dispõem de pouco tempo para cuidarem de si.

“A alimentação escolar é fundamental para o bom desenvolvimento dos estudantes. Então esses profissionais são peças-chave no preparo adequado dos alimentos consumidos pelas nossas crianças e merecem todas as homenagens, por toda dedicação e responsabilidade naquilo que fazem”, ressaltou a diretora.

Há quem diga que cozinhar é um ato de amor, e para a merendeira Maria da Conceição de Souza, da escola Maria José Silva Castelo, esta é uma verdade. Com 60 anos de idade e 27 anos de profissão, ela conta que nunca pensou em fazer outra coisa, pois se sente realizada fazendo o que faz. “É uma alegria para mim, cozinhar para as crianças. Elas me chamam de tia e sempre me agradecem elogiando a comida. A gente sabe que, às vezes, a merenda na escola pode ser a única boa refeição que aquela criança vai fazer no dia, então a gente sempre capricha no preparo e no carinho dedicado a elas”, disse a merendeira.

A secretária de educação do município de Macapá, Monick França, falou da importância do evento na valorização desses profissionais que são fundamentais para o bom desempenho escolar dos alunos. “Criança bem alimentada é criança feliz, que aprende, se dedica nos estudos, com bom desenvolvimento. Dessa forma, nada mais justo que celebramos este momento, homenageando esses profissionais merendeiros e merendeiras com uma manhã de cuidados e lazer, como forma de expressar nossa gratidão a cada um deles”, destacou a secretária.

Monick França ainda enfatizou a iniciativa da criação do Dia Municipal da Merendeira Escolar, que passará a ser comemorado anualmente, no primeiro sábado do mês de novembro. O Projeto de Lei que institui a criação do Dia do Merendeiro e Merendeira Escolar é do vereador Nelson Souza (PSD) e foi aprovado por unanimidade na 57ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, realizada no dia 24 de outubro, deste ano.

Os serviços ofertados na ação foram limpeza de pele, massoterapia, spa de mãos, aulas de ritmos, apresentação musical, atendimento médico e psicológico, atendimento jurídico e de assistência social e sorteio de brindes.

O evento contou com a parceria das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Esporte e Lazer (Semel) e de Articulação Institucional (Semai).

Confira mais fotos