Acadêmicos de educação física são treinados para orientar alunos de Macapá sobre esportes paralímpicos

Crianças serão orientadas para os Jogos Paradesportivos Escolares, previsto para iniciarem dia 31 de maio.

Por Bruno Monteiro - Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer

Acadêmicos de educação física da Universidade Paulista (Unip) | Foto: Junior Dantas/PMM

Acadêmicos de educação física participaram esta semana, de um treinamento sobre modalidades paralímpicas promovido pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), na Escola Municipal Hildemar Maia, no bairro Trem. Os jovens serão multiplicadores das técnicas para alunos da rede de ensino de Macapá.

Deficiência no esporte, indicação e adaptação às modalidades e regras básicas de atletismo, natação e voleibol sentado foram as principais orientações apresentadas. O curso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Todos os estudantes aprenderam modalidades e as regras de jogos adaptados. Posteriormente, enviaremos este grupo para as escolas municipais para prepararem os alunos com deficiência para os Jogos Paradesportivos Escolares de Macapá, que vai acontecer dia 31 de maio na sede da AABB”, explica o técnico da Comel, Gilberto Ferreira.

Treinamento aconteceu na Escola Municipal Hildemar Maia | Foto: Junior Dantas/PMM

Além da instrução teórica, os acadêmicos aprenderam na prática, quais as dificuldades e adaptações de cada esporte. O grupo foi submetido às mesmas condições das pessoas com deficiência, como explica o estudante da Universidade Paulista (Unip), Ramon dos Santos, de 21 anos. “Foi diferente. A gente só sabe o que a pessoa com deficiência passa até se pôr no lugar dela”, comenta.

Uma oportunidade para aprendizagem mais humanizada, destaca a acadêmica Sabrina Tavares, de 28 anos, moradora do Novo Buritizal. “Foi uma aula de empatia, de se colocar no lugar do outro e ver a dificuldade que cada desportista tem”, finaliza.