Abertura do Macapá Verão 2022 leva serviços de saúde e conscientização para o público

Equipes da Semsa atuarão durante todos os dias de evento, para atender casos de urgência e emergência.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Equipes ‘Consultório de Rua’ distribuíram preservativos e realizaram testes rápidos para ISTs | Foto: Renato Costa/Semsa

O público que prestigiou a abertura do Macapá Verão 2022, realizada na sexta-feira (1°), no balneário da Fazendinha, contou com um suporte de assistência em saúde. A Prefeitura disponibilizou uma tenda para atendimento de casos de urgência e emergência e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município também estava presente, para o transporte de pacientes que precisassem de transferência imediata.

O programa ‘Consultório de Rua’ realizou a distribuição de preservativos e a ofertou testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A esteticista Tanise Dallabrida, de 23 anos, aproveitou a oportunidade para verificar se a saúde estava em dia. Vinda do Rio Grande do Sul, ela está visitando o Amapá pela segunda vez.

“Ficamos sabendo do evento e viemos aproveitar. Acho muito bacana trazer esse tipo de atendimento. Às vezes as pessoas nem sabem ou desconhecem os testes rápidos. Então, disponibilizar aqui é uma importante forma de conscientizar”, ressalta.

Ambulância do Samu realiza a transferência de pacientes que precisem de atendimento de alta complexidade | Foto: Renato Costa/Semsa

Os atendimentos na tenda da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão disponíveis para os visitantes do balneário da Fazendinha de quarta-feira a domingo, das 18h à 0h, durante todo o mês de julho, período em que o local recebe as programações do Macapá Verão.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Barros Monteiro, localizada na Fazendinha, funcionará 24 horas às quartas e sextas-feiras e aos sábados e domingos, dias em que o fluxo de pessoas será maior no local. A iniciativa deseja dar suporte aos atendimentos. Mais de 500 profissionais de saúde estarão envolvidos durante todo o evento.

“A Prefeitura montou um esquema de atendimento e assistência para quem vier até a Fazendinha. Precisamos conscientizar a população sobre a importância de se divertir de maneira consciente e responsável”, explica a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Saiba mais: