‘A vacina é uma forma de proteger a pessoa que você ama’, comenta mãe após imunização da filha de 4 anos

A dose para este público iniciou em Macapá na quarta-feira (20).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Arieny Borges e a filha Laura Borges Dias, de 4 anos, que recebeu o certificado de coragem após vacinação contra a Covid-19 | Foto: Renato Costa/PMM

A Autônoma Arieny Borges, 32 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Nova nesta quinta-feira (21), para garantir a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da filha, Laura Borges Dias, 4 anos. A trabalhadora conta que estava na expectativa da liberação e que o imunizante representa alívio. “A vacina é uma forma de proteger a pessoa que você ama. Se eu puder ajudar e incentivar outros pais, seria pedindo que tenham responsabilidade e venham vacinar suas crianças”, diz.

Em Macapá, a vacinação do público de 3 a 4 anos iniciou na quarta-feira (20), após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A faixa etária representa cerca de 38 mil pessoas na capital, que deverão receber doses do imunizante Coronavac, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. As crianças vacinadas na UBS Cidade Nova receberam um “Certificado de Coragem”, após a imunização.

A dona de casa Raiane Pereira Moraes, falou da preocupação com a doença, que tem afetado a faixa etária da filha, Rihanna Victoria, 5 anos. “Esse é um benefício que resulta na qualidade de vida dela. A gente acompanha o noticiário e vê tantos casos de crianças doentes e ter ela [filha] vacinada, é reconfortante”, disse, agradecida.

Rihanna Victoria de 5 anos, também recebeu o Certificado de Coragem | Foto: Renato Costa/PMM

A aplicação da vacina contra a Covid-19 para crianças a partir dos 3 anos acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, nas seguintes UBSs da capital:

Coração, Rosa Moita, Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Padre Raul Matte, Congós, Macapaba, Pedrinhas, Curiaú, Marabaixo, Rubim Aronovitch, Leozildo Fontoura, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pantanal e Fazendinha.

Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, com cartão de vacina, certidão de nascimento e cartão do SUS, caso possua.