‘A Prefeitura está aqui fazendo a parte dela, nós vamos fazer a nossa’, diz moradora sobre limpeza do Canal do Jandiá

A área recebe capina manual e mecanizada, retirada de vegetação aquática, remoção de lixeiras viciadas, entre outros serviços.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

“Esperamos muito por esse trabalho que está sendo realizado aqui. Agora, vamos fazer nossa parte preservando a limpeza e denunciando quem suja”, ressalta a dona de casa Lucirene Gomes Santos sobre os serviços que estão sendo executados no Canal do Jandiá, próximo à Ponte do Pantanal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, o serviço inclui desassoreamento e desobstrução de obstáculos que prejudicam a passagem da água, retirada de vegetação aquática, capina manual e mecanizada para a liberação das laterais do canal e remoção de lixo e entulhos jogados às margens, como carcaças de eletrodomésticos, móveis e pneus de carros.

“Todos os dias eu tinha problema para atracar minha embarcação, principalmente quando a maré estava baixa, com a limpeza está ficando mais fácil e seguro ancorar”, relata o barqueiro Ediclei Magalhães. O empreendedor ressalta ainda que o lixo jogado dentro do canal prendia o motor do barco e os prejuízos eram constantes.

Os serviços em execução fazem parte do cronograma de limpeza urbana do município e tiveram início no dia 20 de setembro com previsão de conclusão no próximo dia (8), segunda-feira. Os trabalhos monitoram canais para evitar possíveis alagamentos durante o período de fortes chuvas. Quatorze homens divididos em seis equipes trabalham na ação com o auxílio de uma pá carregadeira, uma escavadeira hid e três caçambas.

“Esse trabalho tornou o lugar mais limpo e saudável pra nós. Eles tiraram todo o lixo da margem. Para mim foi ótimo, principalmente porque tenho um estabelecimento comercial. Algumas vezes, geralmente no período chuvoso, as vendas caíam devido o difícil acesso por causa da lama e mato alto, agora acredito em dias melhores”, falou o comerciante Messias Uchoa.

Messias menciona ainda que toda a população precisa ajudar mantendo a área limpa. “Tem gente que não espera o carro da coleta passar e joga ou paga alguém pra jogar o lixo na beira do canal. Isso causa danos, porque o lixo traz doenças, insetos e muitas coisas ruins”, concluiu.

“Estamos trabalhando firme para que a população tenha uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo solicitamos a conscientização daqueles que insistem em lançar lixo e entulho nos canais da cidade”, falou o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Durante os serviços, já foram removidos 150 toneladas de resíduos sólidos referente ao planejamento de limpeza do canais do Jandiá.

Disk Denúncia
Este  é um canal direto entre munícipe e Zeladoria Urbana para que o cidadão possa contribuir com a gestão pública, esclarecer suas dúvidas, fazer sugestões, reclamações e denúncias ou solicitar alguma informação ou documento. Para um atendimento de forma rápida e organizada, é necessário que o denunciante envie fotos do caso reclamado e forneça o endereço corretamente.

O Disque Denúncia funciona através do número 9 9970-1078, de 8h às 12h e das 14h às 18h, a pessoa pode enviar mensagens via SMS ou pelo WhatsApp. A intenção é que a população comece a denunciar quem suja os canais.