‘A gente se distrai e esquece um pouco das coisas da rua’, diz usuária do Centro Pop em visita ao Bioparque da Amazônia

As visitas guiadas no Bioparque proporcionam aos visitantes uma visão diferenciada sobre a fauna e flora amazônica, por meio da contemplação da natureza e educação ambiental.

Por Aline Paiva - Fundação Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia inspira momentos de felicidade, como aconteceu com Lindalva Pereira de Lima, de 55 anos, usuária do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A ação aconteceu nesta sexta-feira (10) e tinha como objetivo proporcionar lazer através de uma visita guiada no parque.

Lindalva conta que é sua segunda vez que vem ao Bioparque com os colegas do Centro Pop. Ela aproveitou a visita guiada para conhecer um pouco mais da natureza amazônica presente no local.

“Gostei, porque a gente se distrai e esquece um pouco das coisas da rua. Agora o espaço possui coisas diferentes. Na primeira vez não tinha ainda onça. Além disso, os guias explicaram como vivem os animais. Achei tudo muito bonito’’, comenta.

Segundo a coordenadora do Centro Pop, Camila de Cássia, o centro desempenha um papel de acolhimento de pessoas em situação de rua em Macapá.

‘’O Centro Pop atende diariamente mais de 30 pessoas, prestando acolhimento e atendimento psicológico. A mudança de ambiente permite uma interação maior entre os usuários, sendo uma maneira de distraí-los. O Bioparque é diferente do dia a dia deles, por isso ficaram bem felizes’’, afirma.

Bioparque
O Bioparque da Amazônia agrega três biomas presentes no Amapá e está localizado em Fazendinha, distante a 15 minutos do centro de Macapá. O local funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.

‘’Frequentemente realizamos ações sociais dentro do parque, que visem a saúde e bem-estar da população. Nossa intenção é sempre permitir um ambiente agradável. Desta forma, também temos atividades voltadas para educação ambiental e contemplação da natureza’’, finaliza o diretor-presidente do Bioparque, Marcelo Oliveira.