Prefeitura de Macapá realiza roda de conversa sobre saúde mental na praça Floriano Peixoto

Ação objetiva abrir espaço para o diálogo sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Roda de conversa faz parte da programação do Setembro Amarelo | Foto: Renato Costa/PMM

Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Macapá promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental na praça Floriano Peixoto, na zona central da capital. Durante a ação, foi realizada também escuta com psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A ação faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, que este ano, tem como tema ”Unidos em favor da vida”, para mobilizar e conscientização sobre o assunto, além de discutir como identificar sinais da intenção suicida.

A ação objetiva informar como buscar ajuda e apoio psicológico, explica a profissional da saúde Jéssica Serique. “Com a correria do dia a dia, algumas pessoas não conseguem observar seus sentimentos e emoções. Por isso, rodas de conversa são um espaço seguro e saudável para as pessoas entenderem como se sentem, através da escuta e de trocas sem julgamentos, apenas ouvindo o outro”, destaca.

Atendimento psicológico na rede municipal
A rede de apoio conta com 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atendimento psicológico. Além disso, as UBSs Marcelo Cândia, Rubim Aronovich e Marabaixo são vocacionadas para atendimento emergencial.

Para a coordenadora de saúde mental do Município, Luana Nunes, a campanha é importante também para divulgar os serviços que a rede pública municipal oferta no atendimento de pessoas que buscam apoio psicológico.

“Nós temos locais e profissionais prontos para atender as pessoas que necessitam. As UBSs oferecem um espaço de escuta, acolhimento e acompanhamento daqueles que precisam do serviço de psicologia. O diálogo e a compreensão são essenciais”, finaliza.

Roda de conversa foi realizada na Praça Floriano Peixoto | Foto: Renato Costa/PMM