Macapá é o único município do norte que avança no índice de desenvolvimento educacional

Rede municipal obteve a maior nota do Estado; Dr. Furlan apresentou dados nesta segunda-feira (19).

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Rede municipal classificada com a maior nota do Estado e a única capital da Região Norte | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Nesta segunda-feira (19), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, apresentou e discutiu os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados este mês. O evento aconteceu na Escola Municipal Profª Guita, e celebrou o crescimento histórico da rede municipal, classificada com a maior nota do Estado e a única capital da Região Norte a crescer em relação ao Ideb anterior.

O Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e leva em conta o número de estudantes aprovados e o desempenho deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma prova aplicada às turmas do 5° ano do ensino fundamental.

Na ocasião, o prefeito comentou sobre a importância de Macapá se tornar referência na educação nacional. “Na região norte, nós subimos 73 posições. Esta mensagem deve ser espalhada para o Brasil inteiro, pois é fruto de um trabalho árduo que tem como referencial a educação”, ressaltou.

Além de ter a maior nota do Estado e ser a única capital da Região Norte a apresentar crescimento, o resultado empata as notas da rede municipal de Macapá com a rede privada, que também é avaliada pelo Ideb.

O crescimento é um reflexo de todas as ações pedagógicas realizadas em Macapá desde o início da atual gestão. A criação do programa Educa Macapá, em 2021, permitiu a adoção de diversas metodologias para recuperar o progresso perdido durante o período de educação a distância.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, ressalta a importância dos investimentos educacionais, no contexto de recuperação da pandemia. “Nós estamos há pouco tempo na gestão do prefeito Furlan, e já colhemos excelentes resultados. Alcançamos isso com investimentos em todas as áreas, valorizando os profissionais e estudantes”, afirmou.

C
Crescimento é um reflexo de todas as ações pedagógicas realizadas em Macapá desde o início da atual gestão | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Foram intensificadas a formação de profissionais da Educação, avaliações constantes, novos materiais didáticos e o acompanhamento pedagógico constante são apenas algumas das medidas promovidas pelo programa. Além disso, o retorno seguro das aulas presenciais ainda em 2021 foi um fator decisivo na mitigação dos prejuízos.

O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Guita, uma das unidades recentemente reformadas pela prefeitura. A escola manteve uma das maiores classificações de todo o Estado, com um Ideb de 6.0, maior que a média nacional.

Os investimentos da Prefeitura de Macapá na Educação municipal também contemplam ainda a entrega de 11 unidades escolares apenas este ano, entre reformas e construções, em benefício de mais de 4 mil estudantes. Além disso, mais de 600 profissionais da Educação foram empossados em cinco chamadas, zerando todos os classificados no concurso.