Prefeitura de Macapá promove festa de aniversário coletiva para crianças em vulnerabilidade social

Evento proporcionou entretenimento no Bioparque da Amazônia.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Crianças em situação de vulnerabilidade participam da 1ª edição do projeto “Feliz Aniversário” I Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu a 1ª edição do projeto “Feliz Aniversário”, uma festa coletiva para 16 crianças em vulnerabilidade e que proporcionou um momento especial para aquelas que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de comemorar essas datas. Os beneficiados pela iniciativa fazem parte das famílias atendidas pelo Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A programação teve diversão e brincadeiras, com a presença do palhaço Tio Nescau, além de passeio cultural, bolo, lanche e a entrega de presentes. O evento foi realizado na sexta-feira (9), no Bioparque da Amazônia, por meio da colaboração de servidores públicos da Prefeitura de Macapá e empresas privadas.

“Essa festa é uma ideia genial! Eu fiz 9 anos dia 13 de agosto e achei tudo legal e divertido, muitas crianças, brinquedos, bolo e até ganhei presente”, diz Ana Isabela, empolgada. 

A dona de casa Keila Ferreira Rodrigues, 39 anos, afirmou estar realizada com a iniciativa, que vai deixar boas lembranças para a filha Yasmin Ferreira Rodrigues, 7 anos. A pequena fez aniversário no dia 10 de agosto.

“Fiquei muito emocionada de ver as crianças felizes. Achei muito bonita a ideia e excelente a criatividade. Muitas vezes, a gente que é mãe não tem condições de fazer uma festinha para os nossos filhos e hoje aqui nos sentimos realizada e agradecida por esse carinho”, conta Keila. 

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a proposta do “Feliz Aniversário” é permitir que as crianças das famílias de baixa renda tenham essa oportunidade especial. Nesta primeira edição, foram selecionados os aniversariantes do mês de agosto, na faixa etária de 5 a 12 anos de idade. 

“O projeto nasceu com o propósito de proporcionar um dia festivo, com direito ao que uma criança sonha no dia do seu aniversário. A programação vai acontecer mensalmente com a participação de todos os Cras”, explica o gestor.