Processo de matrícula na Creche Tia Chiquinha terá início nesta quinta, 26

A primeira fase da busca ativa escolar para início das matrículas na Creche Municipal Tia Chiquinha terminou no início de julho, com a entrega de documentos de famílias divididas nos bairros Buritizal, Novo Buritizal, Nova Esperança (Jardim Açucena) e adjacentes. As equipes das secretarias de Educação (Semed) e de Assistência Social e do Trabalho (Semast) estiveram juntas recebendo os documentos das crianças que concorreram às vagas.

A matrícula acontecerá nos dias 26, 27 e 30 de julho, no prédio da creche, das 8h30 às 15h. Apesar de ser pensada para atender crianças de 0 a 5 anos, a maior procura, neste primeiro momento, foi pelos 1º e 2º períodos, que correspondem às turmas com crianças de 4 a 5 anos. Segundo explica a chefe da Divisão de Educação Infantil, Alabibe Melo Pinheiro, isso já era esperado. “Apesar de ser a primeira creche municipal e a primeira escola da rede que irá oferecer atendimento a bebês, sabemos que a maior procura seria para as crianças maiores e, sendo também função da creche atender esse público, estávamos preparados para isso”, explica.

 

Muitas famílias que não possuíam o cartão do NIS ou CadÚnico no momento puderam retirar a documentação na hora com a equipe da Semast. Para Daiana Miranda, moradora do Residencial Jardim Açucena e mãe do Lorenzo, de cinco meses, a creche é uma realidade positiva para as mães que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. “Será difícil, como mãe, deixar meu filho tão pequeno em uma creche. Mas será ótimo, porque terei a segurança de que ele estará em um lugar preparado para recebê-lo enquanto trabalho”, relata.

 

A análise documental e visita domiciliar ocorreram em julho e contabilizaram 171 crianças aptas para a matrícula. Diante do número de estudantes, se torna possível o atendimento dos pequeninos em tempo integral. Após o período de matrícula, acontecerá o processo de formação dos profissionais que irão atuar na creche, além da formação para as famílias e organização do Projeto Político Pedagógico junto com a comunidade escolar. Para a realização da matrícula, os pais devem levar os documentos de identificação originais da criança e do responsável, e três fotos 3×4 atuais. O início das atividades da escola está previsto para setembro.

 

Rafaela Bittencourt 

Assessora de comunicação/Semed