Profissionais participam de treinamento para Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A Prefeitura de Macapá iniciará dia 6 de agosto a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Para orientar os profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta sexta-feira, 20, um treinamento para o repasse de informes técnicos e critérios para a vacinação. A atividade foi direcionada para os trabalhadores das salas de vacina e equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Este ano, a campanha acontecerá no período de 6 a 31 de agosto e terá seu dia D de vacinação em 18 de agosto. Nesta campanha, serão vacinadas crianças na faixa etária de um ano a menor de cinco anos. “Nas últimas semanas, começou a circular na internet e em redes sociais que a campanha seria antecipada e que adultos até 49 anos também fazem parte do público-alvo. É importante esclarecer que a campanha tem como público prioritário crianças menores de cinco anos de idade, e esse momento é para elas. Os adultos que estiverem dentro da faixa etária devem ser vacinados somente na rotina, sem a intensificação nesse momento”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

 

A vacina contra o sarampo está disponível na rede pública em qualquer época do ano. A mais comum é a Tríplice Viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba. Pessoas que já completaram o esquema, conforme preconizado para sua faixa etária, não precisam receber a vacina novamente. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas, que totalizam 660 casos confirmados. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. 

 

Neste momento, o Ministério da Saúde intensifica a vacinação das crianças, público mais suscetível à doença. Entretanto, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, o que não é o caso de Macapá. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa