Em Macapá, Capsi realiza capacitação para identificação de comportamento suicida

Iniciativa veio para capacitar profissionais a fim de identificar e prevenir situações de risco de suicídio de pacientes.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Cerca de 40 profissionais participaram da capacitação | Fotos:Renato Costa/PMM

Profissionais que atuam no atendimento psicossocial em Macapá receberam nesta sexta-feira (02) a capacitação sobre identificação de comportamento suicida. A iniciativa vem para reforçar as orientações e o acolhimento do público que busca o Centro de Acolhimento Psicossocial Infantil (Capsi).

Cerca de 40 profissionais participaram da capacitação, entre eles psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais que atuam no Capsi.

A coordenadora de Saúde Mental do município, Luana Nunes, ministrou a capacitação que teve como tema “Recordações a respeito da temática do suicidio”. A profissional comenta que é importante falar sobre prevenção ao suicidio e isso passa por questões como o rastreio do risco.

“É importante para levar informações sobre acolhimento de pessoas com comportamento suicida, orientando quanto à avaliação e manejo e para fortalecermos os fatores de proteção e reduzirmos o risco. Se os profissionais estiverem mais aptos para rastrear esse risco e tiverem um acompanhamento desses desses casos, provavelmente teremos mais chances de prevenção”, comenta Luana.

Coordenadora de Saúde Mental, Luana Nunes, foi a responsável pela capacitação | Fotos:Renato Costa/PMM