Nesta sexta-feira (2), diretores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental participaram de uma reunião para apresentar os avanços e metas da educação municipal. Na ocasião, as equipes puderam comparar os resultados obtidos nas avaliações ao longo do ano, bem como compartilhar boas práticas pedagógicas entre as equipes.
O encontro foi promovido pelo programa Educa Macapá, que é realizado em parceria com a Associação Bem Comum (ABC) e toma como base as boas práticas educacionais desenvolvidas na cidade de Sobral (CE). Um dos coordenadores da organização, Helder Moita, apresentou a reunião desta sexta-feira e reforçou a importância de fortalecer o aprendizado nos primeiros anos de ensino.
“A ideia é justamente criar uma rede municipal coesa e alinhada. Agora, já conseguimos promover ações com rotinas definidas, de forma que façam parte do cotidiano escolar. Isso facilita o desenvolvimento e nos permite traçar metas com mais confiança”, informa Helder.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Lima, Carla Cardoso, afirma que a equipe de sua unidade está otimista com as metas educacionais propostas, dado o contínuo apoio que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferece.
“Na nossa escola, observamos que houve um avanço com os projetos, principalmente com o plano de recomposição de aprendizagem, implantado recentemente. A gente percebe que os professores estão conseguindo fazer um trabalho melhor, organizados de acordo com o nível dos alunos”, conta a coordenadora.
O Educa Macapá foi criado em 2021 e desde então, já promoveu diversas ações para reforçar todas as áreas do setor. Ainda neste ano, haverá outras formações, além de acompanhamento escolar e mais uma avaliação diagnóstica.
“Temos um trabalho sistemático que envolve a formação continuada dos profissionais, o acompanhamento das escolas, a implementação de projetos pedagógicos inovadores e avaliações constantes. Estamos nos recuperando do período de ensino remoto, e, em pouco mais de um ano já conseguimos perceber diversos avanços”, afirma o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.