Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Macapá realizou mais uma ação do ‘Agosto Dourado’, campanha que visa a conscientização sobre o aleitamento materno. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia e foi voltada para moradoras do bairro Jardim Felicidade. Mais de 100 mães foram atendidas.
Dentre os serviços ofertados estão triagem neonatal em demanda espontânea, que é o Teste do Olhinho, Linguinha e Orelhinha, além de orientação sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê.
Mamãe de primeira viagem, Stefany Pimentel, destacou a importância da ação para ela, que ainda está aprendendo a lidar com o pequeno Apolo, de 4 meses.
“Acho importante esses eventos dedicados pra gente porque como mãe é tudo muito novo pra mim. Os profissionais foram muito prestativos e esclarecem minhas dúvidas sobre amamentação. Meu filho tem 4 meses, então ele passou pelo teste do olhinho e da orelhinha e pela consulta pediátrica. Foi maravilhoso”, disse.
Durante a programação, as mamães também tiveram acesso a uma série de serviços como consultas médicas, atendimento de saúde bucal, orientações nutricionais, atendimento psicológico e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.
Em Macapá, as ações do ‘Agosto Dourado’ acontecem durante todo o mês de agosto, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a programação estipulada por cada local.
A campanha “Agosto Dourado” foi lançada pela Prefeitura de Macapá no dia 4, com ação na Praça Floriano Peixoto. As mamães tiveram acesso a consulta pediátrica, entrega de medicamentos, saúde bucal, suplementação de vitamina A, orientações nutricionais, atendimento psicológico, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite aferição da pressão arterial e triagem neonatal.
Saiba mais
‘O leite materno é a primeira vacina da criança’, diz mãe durante programação do Agosto Dourado, em Macapá
Em Macapá, ação da UBS da Fazendinha reforça a importância do aleitamento materno
‘Os profissionais me ensinando, ajudou demais’, diz grávida ao buscar orientação sobre amamentação na UBS Leozildo Fontoura