Prefeitura de Macapá e Hospital de Amor levam exames de prevenção para mulheres da zona sul

Nesta quarta-feira (10), os atendimentos serão realizados no CEU das Artes, ao lado da Cidade do Samba.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Mulheres do Cras Simpatia no atendimento da Carreta do Hospital de Amor.jpeg
Mulheres do Cras Simpatia no atendimento da Carreta do Hospital de Amor | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Hospital de Amor, ofertou exames preventivo de mamografia e de colo do útero PCCU para as mulheres assistidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia. Os atendimentos ocorrem na unidade móvel Carreta de Amor.

Em dois dias, foram realizados 43 exames de mamografia e 33 de PCCU. A iniciativa visa levar atendimentos de prevenção para mulheres em situação de vulnerabilidade social das regiões de abrangência dos centros de assistência social da zona sul de Macapá. 

A iniciativa visa levar os procedimentos de prevenção para mulheres que muitas vezes não têm condições de pagar ou tempo para procurar o serviço nas unidades de saúde. A dona de casa, Patrícia do Nascimento de Brito, de 47 anos, participa das atividades do Cras Simpatia. Ela veio do distrito de São Joaquim do Pacuí e aproveitou a oportunidade para fazer os exames.

“Soube pela minha filha que também participa aqui do Cras. Já estava tentando fazer os exames um tempo, mas como eu teria ainda que ir para a zona norte, aproveitei para fazer tudo aqui. Fico gratificada pelo atendimento, isso é muito bom e esperamos que continue sempre”, disse a dona de casa. 

A trabalhadora doméstica, Andreza Costa Brito, de 32 anos, mora no bairro Fazendinha. Ela conta que era muito difícil ter que sair de madrugada de casa para conseguir marcar o exame, e quando conseguia vaga tinha que retornar no dia seguinte para fazer o procedimento. 

“Era muito cansativo sair cedinho de casa para consegui marcar o exame e sem falar que mamografia é bem mais difícil, devido a isso a gente vai deixando pra depois, porque a gente não quer parar de trabalhar. Eu só fiz o PCCU uma vez, mas agora com a chegada do agendamento no Cras vou me cuidar mais e isso melhorou cem por cento pra gente”, conta Andreza.  

Atendimentos ocorrem na unidade móvel Carreta de Amor | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A parceria tem como objetivo promover o incentivo ao tratamento de prevenção do câncer, uma forma de combater os índices da doença em Macapá. Devido ao alto custo, muitas pessoas não têm condições de pagar na rede privada e os procedimentos na ação itinerante facilitam a vida de quem realmente precisa. 

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, o projeto nasceu para atender as famílias que se encontram em situação vulnerável e que precisam do serviço e de tratamento preventivo.

“Nosso objetivo é cada vez mais levar nossos serviços até a ponta que é o nosso usuário, o cidadão comum que precisa. Os exames de prevenção que estão sendo feitos pela parceria com a Carreta do Hospital de Amor refletem nosso compromisso com as pessoas, de ir até onde elas estão”, destaca o gestor. 

Serviço 
Nesta quarta-feira (10), a Carreta do Hospital de Amor continua os atendimentos, dessa vez na Praça CEU das Artes da Zona Sul, bem ao lado da Cidade do Samba. A unidade móvel ficará disponível até sexta-feira (12).

Os atendimentos serão realizados no horário de 8h às 12h, e das 14h às 18h, durante os três dias. Serão ofertados 80 exames de mamografia, sendo 40 pela manhã e 40 no período da tarde. Da mesma forma, serão ofertados 120 exames de PCCU, sendo 60 vagas pela manhã e 60 à tarde.