Alegria e satisfação marcaram a tarde da população do bairro Santa Inês, na quinta-feira (4). A Prefeitura de Macapá entregou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antonio Barbosa totalmente revitalizada, para beneficiar mais de 250 pessoas, entre estudantes e servidores.
A escola passou por pintura interna e externa, reforma dos refeitórios, banheiros e blocos administrativos. Ainda, foram trocados os telhados, forro e toda a rede elétrica e hidráulica da unidade. A cerimônia de entrega aconteceu na quadra poliesportiva da instituição, que também passou por uma revitalização total.
“Estamos investindo em recursos humanos, com 615 convocados no concurso da educação, e também em pedagógicos, com referencial curricular próprio, além das reformas estruturais. Até o fim de setembro, vamos inaugurar dez escolas. É assim que vamos reinventar a educação municipal”, ressalta o prefeito Dr. Furlan.
A escola atende 233 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. De acordo com a secretária escolar Zelina Lima, que atua na instituição há 21 anos, esta foi a primeira reforma estrutural na história da escola.
“Toda a comunidade está muito satisfeita com essa reforma. Agora, vamos poder receber os alunos, os pais e os servidores mais felizes, porque temos uma escola clara e confortável”, relata.
A população do bairro Santa Inês recebeu a escola em ritmo de festa. Enquanto os estudantes se divertiam com as atividades recreativas, a mãe Eurinede Freitas conferia empolgada todas as melhorias proporcionadas pela reforma.
“Minha filha estuda na escola Antonio Barbosa desde o primeiro ano, e eu sei o quanto o prédio precisava de reparos. Agora fico muito feliz em saber que os alunos vão poder estudar em um lugar moderno e climatizado”, conta satisfeita.
Maratona de inaugurações
A escola Antonio Barbosa é uma das dez unidades incluídas no primeiro pacote de reformas anunciado pela prefeitura, em março deste ano. Ela é a segunda instituição a ser entregue, após a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Cristina Ramos, em julho.
Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, a reforma representa a transformação social que a prefeitura realiza no município.
“A Prefeitura de Macapá está provando que as escolas públicas podem ser de qualidade. Quando as pessoas vierem visitar o rio Amazonas, um dos maiores cartões postais do município, elas verão a nossa instituição de ensino e saberão que, em Macapá, a educação é respeitada”, destaca.
Na revitalização foram investidos cerca de R$ 700 mil, com recursos do Tesouro Municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além das duas unidades entregues este semestre, outras 21 escolas municipais estão em processo de reforma pelo município. Ao todo, a Prefeitura de Macapá investe R$ 23 milhões nas revitalizações, com recursos do Tesouro Municipal, Fundeb e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As obras fazem parte do pacote de ações do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação), que prevê a garantia de direitos básicos.
Confira como foi a inauguração:
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação