Em Macapá, reforma da Escola Municipal Marinete Mira beneficiará mais de 300 estudantes

Obra da Prefeitura de Macapá visa melhorar a estrutura ofertada à comunidade escolar.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

A reforma vai contemplar todos os espaços da escola | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Mais de 350 pessoas, entre estudantes e servidores, serão beneficiadas com a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marinete da Silva Mira, localizada no bairro Zerão. Ela é uma das 23 unidades que a Prefeitura de Macapá está revitalizando, por meio do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação). Todos os espaços receberão serviços para oferecer mais segurança e conforto à comunidade.

A escola atende 320 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e conta com uma equipe de 34 funcionários. A reforma contempla todas as seis salas de aula, refeitório, blocos administrativos, cozinha e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A secretária escolar, Maria Oliveira, atua na instituição há 18 anos e acompanhou as reivindicações por melhores condições de atendimento. De acordo com a servidora, os problemas no telhado e forro deixavam a escola vulnerável a alagamentos e problemas elétricos.

“A última reforma da escola foi há 8 anos e não foi suficiente para solucionar nossos problemas. A escola Marinete Mira é muito importante para o bairro. Nossas crianças a têm como uma segunda casa, e estão muito ansiosas para a reforma. Esperamos dar o melhor para elas”, conta.

Maria Oliveira, secretária escolar da Emef Marinete Mira | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A escola passará por pintura interna e externa, troca do forro, telhado, piso e fiação elétrica. A reforma também contempla os banheiros e obras de acessibilidade. Além disso, a equipe reorganiza os espaços do prédio, com a construção de divisórias para a abertura de novas salas. As obras iniciaram em maio e já alcançam 55% de conclusão.

Investimento
Apenas na unidade Marinete da Silva Mira, são investidos mais de R$ 600 mil, com verbas provenientes do tesouro municipal e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em toda a capital, cerca de R$ 23 milhões são destinados à revitalização estrutural de escolas municipais.

Outras seis unidades de ensino estão em construção pela Prefeitura de Macapá, visando a abertura de mais de 3 mil vagas para estudantes do maternal, 1º e 2º períodos e ensino fundamental. Neste pacote, também está inclusa a construção de duas escolas de tempo integral nos bairros Universidade e Jardim Felicidade.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.