Bioparque de Macapá recebe exposição científica de diferentes espécies de animais e plantas

Mostra será realizada pelos laboratórios de ciências biológicas da Unifap; programação acontece na quinta-feira (28), das 9h às 17h.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mostra será realizada na quinta-feira (28), das 9h às 17h | Foto: Rogério Lameira/PMM

O Bioparque da Amazônia abre as portas para a produção científica amapaense. Na quinta-feira (28), a unidade recebe uma exposição de trabalhos executados pelos laboratórios dos cursos de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A mostra será realizada das 9h às 17h, na maloca central do parque.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco do cenário científico amapaense, com pesquisas sobre a biodiversidade amazônica. O conteúdo aborda análise de diferentes espécies de animais e plantas, difundindo ainda mais a proposta de educação ambiental, trabalhada na unidade.

De acordo com a doutora em Inovação Farmacêutica, professora Raphaelle Borges, a exposição objetiva divulgar para a comunidade em geral os trabalhos realizados pelos cursos de biologia, contribuindo com informações que promovam a conscientização sobre a importância da natureza para a ciência e o cotidiano.

‘’O intuito é demonstrar diferentes espécies de animais e plantas, aplicados em estudos acadêmicos e científicos, e conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação do meio ambiente’’, complementa.

Bioparque fica localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK | Foto: Arquivo/PMM

Ao todo, 45 acadêmicos estão envolvidos diretamente. A exposição contará com pesquisas dos seguintes laboratórios:

  • Herpetologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios): Exibição de répteis e anfíbios conservados em álcool, taxidermizados e esqueletos;
  • Limnologia (estudo científico multidisciplinar com foco em águas continentais): Exibição de peixes conservados em meio líquido e esqueletos;
  • Paleontologia (estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados): Exibição de réplicas de fósseis de dinossauros;
  • Botânica (campo da biologia que estuda o reino vegetal): Exibição do herbário com sementes, exsicatas e plantas medicinais;
  • Arthropoda (estuda animais invertebrados que tem como principal característica esqueleto externo e apêndices articulados): Exibição de coleções de insetos.

Segundo o gerente técnico e biólogo responsável pelo Bioparque, Geraldo Biondi, a mostra pretende incentivar o conhecimento científico de maneira didática, promovendo a democratização das informações.

‘’A exposição pretende oportunizar uma verdadeira aula sobre conservação da natureza para todos os públicos. A iniciativa ajuda a disseminar o conhecimento sobre diferentes espécies da nossa região. Além do turismo ecológico, o parque é um espaço que incentiva a ciência, seja com produtor ou por meio de parceria com instituições’’, explica.

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o espaço natural possui uma área de 107 hectares de florestas, no meio do centro urbano da capital. O parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.