Servidores dos Creas de Macapá recebem capacitação sobre políticas públicas de assistência social

Curso é promovido pelo MP-AP e faz parte do Projeto Restaurar.

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Assistência Social

Curso acontece no Ministério Público do Amapá | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Nesta terça-feira (26), os servidores dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade e Cidadania iniciaram uma capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é uma política pública nacional que coordena e executa as ofertas de serviços socioassistenciais no país.

A iniciativa está inserida no Projeto Restaurar, promovido pelo Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) e desenvolvido nos Creas. O curso que encerra na sexta-feira (29), vem para trabalhar a questão relacionada às práticas restaurativas dentro do sistema socioeducativo. Além disso, a capacitação também aprofundará os conhecimentos dos profissionais vinculados ao Suas.

Para a coordenadora do Creas Cidadania, Juliane Pessoa, o treinamento é fundamental para os servidores do órgão, pois por meio da plataforma eles terão um melhor entendimento do papel que desenvolvem.

“É um momento importante para os servidores que atuam na área do Suas, porque quando eles não conhecem a ferramenta, eles não sabem direcionar os serviços e as demandas do Creas. Com isso será possível mostrar de forma detalhada qual a atribuição do Centro”, comenta.

A facilitadora do curso é a assistente social do MP-AP, Séfora Rôla. Ela diz que a capacitação vem para elencar aos servidores as atividades principais do Centro. “Estamos abordando alguns conteúdos com a equipe do Creas de Macapá para que eles identifiquem as atividades e a rotina do órgão”, diz.

Um dos participantes do curso é o psicólogo Marcelo Guimarães, que destaca que a capacitação é fundamental para a melhoria da atuação profissional de toda equipe do Creas.

“É um momento importante na nossa atuação profissional e isso é necessário porque a atualização das atividades que desenvolvemos vai melhorar o atendimento que damos à população”, destaca.

* Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social