Em Macapá, idosos participam de ação social de saúde e beleza no Cras Simpatia 

A atividade contou com a parceria do Senac para oferta de serviços de saúde e beleza. 

Por Alexandra Gomes  - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação de saúde, relaxamento e beleza para idosos do Cras Simpatia | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta terça-feira (26), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia, na zona sul de Macapá, promoveu uma programação especial voltada para o grupo da terceira idade que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os idosos foram atendidos com orientações sobre saúde e alimentação, atividades de relaxamento com massoterapia e tratamento de beleza com limpeza facial. 

“A proposta é que esse tipo de ação ocorra sempre para esse público. Para agosto, já temos outras atividades programadas e a ideia é ampliar esse serviço, estreitando laços e fortalecendo o vínculo entre esses idosos”, explicou a socióloga do Cras, Marcyane Nascimento. 

Durante o evento, foram repassadas técnicas de relaxamento, exercícios e dinâmicas que os idosos podem executar diariamente dentro do próprio ambiente familiar. O trabalho teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Aposentada Fátima Gonçalves participa de programação para grupo de idosos no Cras Simpatia | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A aposentada, Fátima Gonçalves, 63 anos, afirma que as programações do Cras são uma forma de interagir com o grupo, fazer novas amizades e aprender coisas novas.  

“Aqui a gente não só aprende como ter um estilo de vida saudável de acordo com a nossa idade, mas também a gente troca experiências com outras pessoas, fazemos amizades e temos um momento de lazer para relaxar. Gosto muito de participar”, declara Fátima. 

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social (Semas), Gracinildo Nunes, fortalecer a relação da pessoa idosa com o núcleo familiar e promover ações voltadas para saúde é um dos fatores que proporcionam melhora na qualidade de vida dessas pessoas. “Cuidar dos nossos idosos é um compromisso nosso e o verdadeiro papel da Assistência Social”, conclui o secretário.   

Grupo de idosos no Cras Simpatia | Foto: Alexandra Gomes/PMM