‘Reencontrei acolhimento, cuidado e dignidade’, diz usuário do Centro Pop de Macapá ao receber kit higiene

Foram distribuídos 80 kits nesta terça-feira (26), para homens e mulheres.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Elson Ribeiro, 58 anos, agradece emocionado o kit de higiene
Elson Ribeiro, de 58 anos, agradeceu o kit de higiene distribuído pela Prefeitura de Macapá | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Incentivar o autocuidado, autoestima e trabalhar na prevenção de doenças é a proposta da entrega de kits higiene feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) às pessoas em situação de rua em Macapá. Nesta terça-feira (26), foram distribuídos 80 kits.

Vivendo há 8 anos nas ruas, Elson Ribeiro da Silva, de 58 anos de idade, se emocionou ao receber o kit higiene. Ele conta que foi no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Amizade, que reencontrou acolhimento e cuidado. 

“É graças ao Centro que somos bem tratados. Reencontrei acolhimento, cuidado e dignidade. Sou muito agradecido porque tudo que tem aqui, a gente precisa demais. Tem produto nesse kit que eu não usava há muito tempo”, contou Silva.  

Os kits contêm produtos de higiene pessoal com toalha de banho, sabonete, colônia, creme dental, desodorante, escova de dente, shampoo, creme hidratante, fio dental, cotonete e algodão. As mulheres ainda recebem pacote de absorvente.

Desempregada há 6 anos, Jurema Conceição da Silva, de 50 anos, fala que foi para as ruas depois que perdeu a casa onde morava. Sem condições de se manter, ela frequenta o Centro Pop há 4 anos. 

“O kit pra mim é de muita importância e necessidade. Veio perfume e até absorvente, pensaram em tudo que a gente mais precisa. Isso não tem preço, a gente se sente acolhida e valorizada”, contou. 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, esta é só uma das ações que a Semas vem promovendo para garantir bem-estar a essas pessoas, e minimizar suas necessidades básicas. A pasta tem ainda, o “Sopão Solidário”, distribuído semanalmente com doação de roupas inclusa, além de benefícios sociais.

“Sabemos que manter a higiene pessoal é fundamental para prevenção de doenças, além disso, eleva a autoestima. Nosso intuito é ajudar as pessoas que estão nesta situação de vulnerabilidade social. Sobretudo, reforçar nosso compromisso com a responsabilidade social e a sociedade”, ressaltou.

A aquisição do material foi feita pela Semas com recurso do Fundo Municipal de Assistência Social. 

Centro Pop
Criado em 2014, através de portaria do Conselho Municipal de Assistência Social, o Centro Pop atende diariamente cerca de 30 a 70 pessoas diariamente, ofertando refeições desde o café da manhã, almoço e lanche da tarde. Além da alimentação, os usuários também têm acesso ao banho e contam com diversos atendimentos na área da saúde e atividades de lazer. 

Grande parte dos usuários acolhidos pelo Centro são pessoas que sofreram rompimento com os vínculos familiares, não possuem moradia regular e se encontram em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. De acordo com o Centro Pop, atualmente 246 frequentam a unidade.