Prefeitura de Macapá celebra Dia de São Cristóvão com taxistas e mototaxistas

Trabalhadores foram homenageados com café da manhã e vacinação nesta segunda-feira (25).

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Prefeitura de Macapá homenageia taxistas e mototaxistas pelo Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A Prefeitura de Macapá celebra nesta segunda-feira (25), o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Para comemorar a data, a Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac) ofereceu uma programação para cerca de 250 mototaxistas e taxistas.

O evento aconteceu na pracinha da Prefeitura, e contou com um café da manhã especial e vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes para os profissionais do transporte, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a categoria de trabalhadores é fundamental para a capital, tanto na oferta do serviço para a população, como na movimentação econômica.

“A filosofia da nossa gestão é estar próximo das pessoas, e isso tem feito toda a diferença. Há uma preocupação com o cuidado e a melhoria de vida de todos, incluindo os taxistas e mototaxistas. Um exemplo disso, são as pavimentação das ruas e avenidas que ajudam no tráfego e prevenção de acidentes”, disse o prefeito.

O presidente da CTMac, Andrey Rêgo, enfatizou que é um momento positivo para quem atua no trânsito, visto que é uma onda mundial a redução de acidentes, graças ao trabalho diário de educação e conscientização dos agentes.

“O café da manhã é uma maneira de agradecer aos profissionais que trabalham na condução de vidas. Sabemos e reconhecemos o trabalho de todos e estamos felizes em juntos instruímos um transporte consciente para a sociedade”, parabeniza o diretor.

Chermont Monteiro, está na função de taxista há 25 anos. Ele ressaltou que é a primeira vez que uma gestão municipal reúne a categoria para comemorar a data.

“É muito importante esse reconhecimento, nos católicos acreditamos e respeitamos todas as bênçãos recebidas por São Cristóvão”, ressaltou o taxista.

Chermont Monteiro é taxista há 25 anos, e Eli Ferreira atua como taxista há 52 anos | Foto: Cristiane Mareco/PMM

O taxista Eli Ferreira, exerce a profissão há 52 anos em Macapá. O motorista diz que se sente realizado pela profissão que escolheu e ainda não pensa em parar.

“Gosto do meu trabalho. É muito bom participar da celebração em homenagem ao nosso santo protetor. São Cristóvão é quem nós protege todos os dias na nossa luta diária e hoje é nosso dever agradecer. Somos pessoas que convivemos diariamente com a população e isso é maravilhoso para o progresso de uma cidade”, conta Ferreira.

A programação foi realizada pela CTMac, em parceria com as secretarias municipais de Obras (Semob), de Saúde (Semsa) e Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur).

São Cristóvão
Segundo a Igreja Católica, São Cristóvão transportou um menino de uma margem a outra de um rio perigoso. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”.

Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Mototaxistas e taxistas receberam um café da manhã | Foto: Adevaldo Cunha/PMM