II Curso de Contos traz técnicas do coach para professores

No sábado, 27, professores das escolas municipais José Duarte e Maestro Miguel reuniram-se na II Oficina de Contos – projeto metodologias Coach de Ensino. A capacitação é resultado de uma parceria entre Rotary Club e Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed). O curso capacitou aproximadamente 20 professores por meio do trabalho de metodologias direcionadas para exaltar o protagonismo do aluno em sala de aula.

O primeiro módulo aconteceu no início do ano e foi focado em poesias. Agora, os professores puderam aprender novos métodos relacionados à contação de histórias, trabalhando técnicas que possam evidenciar a capacidade do aluno e proporcionar a participação de toda a sala durante o processo de aprendizado. O projeto é organizado pelo Rotary Club e voltado para professores do município, trabalhando com eixos voltados para poesia, contos, artes visuais, músicas regionais e teatro, sempre visando o empoderamento do aluno em sala de aula. 

 

Cristina Gradela é representante do Rotary Club e coordenadora do projeto destinado aos professores da rede municipal, que já atua há quatro anos no município. “Não é só o conhecimento ou conteúdo que os profissionais da educação passam ao aluno, mas também o auxiliam quanto ao posicionamento deste jovem diante desse aprendizado e as atitudes que ele irá ter, envolvendo organização, respeito. Todo esse contexto formará um adulto com uma visão diferenciada”, ressalta.

 

Para a coordenadora pedagógica da Escola José Duarte, Edna Maria das Neves, as metodologias podem ser aplicadas em sala de aula para alcançar, principalmente, o aluno que se encontra em vulnerabilidade social e que possui maiores dificuldades no ambiente escolar. “Esse curso veio para contribuir para as metodologias da escola. Trabalhamos em um bairro periférico que contribui para a existência de vulnerabilidades, então, estar trabalhando para alcançar esse aluno da periferia é essencial”.

 

Para a professora Edna Maria, este curso integra um dos vários que estão sendo aplicados aos professores e alunos do município de Macapá, uma valorização do profissional que a Semed vem proporcionado tanto para educadores quanto alunos. “O educador é um treinador de novas lideranças, quando você consegue despertar a habilidade e potencialidade das crianças, ela conseguirá desenvolver segurança para tomar decisões e conhecimento de sua capacidade”, explica a integrante da Divisão de Recursos Didáticos, Mariza Pinheiro.

 

O curso proporcionou momentos de diálogos, atividades em grupos e a aplicação de técnicas pedagógicas por meio da dramatização de contos infantis, técnicas essas que poderão ser aplicadas em sala de aula com as crianças.

 

Rafaela Bittencourt

Assessora de comunicação/Semed