‘Foi desafiador!’, diz atleta que nadou com 25kg de peso na 1ª competição em águas abertas, em Macapá

Disputa aconteceu no rio Amazonas neste sábado (16), durante a programação do Macapá Verão 2022.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atleta Eliel Oliveira, de 38 anos | Foto: Carol Guimarães/PMM

Animação, euforia e coragem. Uma diversidade de sentimentos palpitava o coração dos 70 atletas que participaram da 1ª Competição de Natação em Águas Abertas, realizada neste sábado (16), no balneário da Fazendinha. Um momento histórico para o policial penal Eliel de Souza Oliveira, de 38 anos, superar todas as expectativas.

O profissional fez da competição treinamento para um curso de formação. Trajado de coturno, uniforme e mochila que pesava mais de 25 kg, o atleta se aventurou pela primeira vez no rio Amazonas carregando tanto peso.

‘’Foi desafiador! A experiência dessa prova foi ímpar. Já nado há 32 anos, só que nunca tinha enfrentado algo dessa envergadura junto desse desafio que me propus a fazer. Aproveitei a competição oferecida pela Prefeitura de Macapá porque sabia que tinha segurança. Me surpreendi porque esperava que eu fosse terminar em 1h, mas finalizei aos 26 minutos’’, explica o atleta.

Atleta Gabriel Bandeira, de 17 anos | Foto: Abel Neto/PMM

O evento esportivo contemplava 1,3 km de percurso, com largada do píer da praticagem até a rampa de embarcações do balneário da Fazendinha. Um desafio e tanto para os 70 atletas, que competiram em 14 categorias, sendo a Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior, Master 25+, Master 30+, Master 35+, Master 40+, Master 45+, Master 50+, Master 55+, Master 60+, Master 65+ e Master 70+.

Outro merecedor de todo reconhecimento foi o atleta Gabriel da Franca Bandeira, de 17 anos, que chegou em primeiro lugar geral na prova.

‘’Pratico a modalidade há 5 anos, com distâncias bem maiores. Fico feliz pelo resultado, isso mostra o meu esforço enquanto atleta, apesar de ter sido bem tranquilo, por não ser um percurso tão longo’’, comenta.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Abel Neto/PMM

Até o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, se aventurou na modalidade. Não conquistou medalha, mas também obteve um ótimo tempo, fechando a prova em 23 minutos.

‘’A Prefeitura não poderia deixar de prestigiar uma modalidade que só tem a crescer no Estado. Apesar de desafiadora, a natação em águas abertas aproxima os atletas da natureza. E nada melhor do que ofertar esse momento no Macapá Verão, conhecido por ser o maior evento cultural, de esporte e lazer de Macapá’’, destaca.

Evento
A competição, que acontece pela primeira vez no Macapá Verão, foi organizada pela Prefeitura, em parceria com a Federação Amapaense de Esportes Aquáticos e Associação Amapaense de Natação em Águas Abertas.

‘’Esta modalidade é realizada em ambientes não controláveis, diferente de piscinas. A parceria com a Prefeitura de Macapá vem difundir o esporte, proporcionando aos atletas mais uma prova durante o ano para que pratiquem o esporte’’, explica o presidente da Associação Amapaense de Natação em Águas Abertas, Marcelo Nunes.

Competição foi realizada no balneário da Fazendinha | Fotos: Abel Neto/PMM