Macapá não registra longas filas após corrida para atualização do CadÚnico no país

Famílias beneficiárias que possuem dados inconsistentes podem atualizar informações até outubro.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Em Macapá, Casa do Bolsa atende em média, 500 pessoas por dia | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Na contramão de várias capitais pelo Brasil que registraram filas e tumulto para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) nesta quinta-feira (14), Macapá segue com o fluxo de atendimento normal. A Prefeitura descentralizou os serviços e intensificou ações itinerantes em bairros e conjuntos habitacionais ao longo do primeiro semestre de 2022, para evitar transtornos à população.

O prazo para as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil e tarifa social de energia elétrica evitarem o bloqueio e atualizarem o cadastro encerraria neste mês de julho, mas o governo federal prorrogou até outubro. De acordo com o Ministério da Cidadania, oito milhões de pessoas precisam revisar as informações em todo o Brasil.

A revisão cadastral é voltada para famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017. Já a Averiguação cadastral é para quem tem discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes.

A Casa do Bolsa disponibiliza 11 guichês, com servidores atendendo diariamente uma média de 500 usuários no horário de 8h às 18h, sem intervalo para o almoço. Só em junho, foram realizados 7.973 serviços.

A dona de casa Rosana da Silva, de 37 anos, é mãe da pequena Maria Antonela, de 1 ano de idade. Ela conta que está desempregada e buscou a Casa do Bolsa para se cadastrar no CadÚnico e receber ajuda dos programas sociais. 

“Eu vim cadastrar o meu CadÚnico para poder ter os benefícios do governo federal. Como estou desempregada e com minha filha pequena, vim em busca desse auxílio que é uma grande ajuda em casa. Fui muito bem recebida, estou satisfeita com o atendimento que foi bem rápido aqui”, disse.

O Município atende aproximadamente 90.365 mil famílias, deste total, 573 mil são beneficiárias do programa Auxílio Brasil, conforme o Sistema de Gestão do Auxílio Brasil. Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, esse fluxo de atendimento é resultado de muito trabalho em equipe.

“Nosso atendimento ao cidadão é prioridade, para isso não medimos esforços para levar até os usuários os serviços da Semas, entre eles, cadastro e recadastro em benefícios sociais. Graças ao trabalho da equipe é que estamos estabilizados, atendendo a todos que buscam os serviços na Casa do Bolsa”, enfatiza o gestor. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforça que além de buscar a Casa do Bolsa, o cidadão também pode revisar os dados do CadÚnico nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), Amor (Infraero2/CEU das Artes), Esperança (bairro Alvorada), Igualdade (bairro Marabaixo), Felicidade (bairro Central), União (bairro Perpétuo Socorro), Simpatia (bairro Fazendinha) e Alegria (bairro Pedrinhas). 

As ações itinerantes de cidadania realizadas em parceria com outras secretárias, tem ajudado a manter o cadastro em dia. O cidadão que já é beneficiário do Auxílio Brasil e outros programas sociais e deseja atualizar o Número de Inscrição Social (NIS), também pode ir até à uma unidade de abrangência do bairro onde mora.

É necessário levar a documentação original: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa. Por exigência do governo federal não estão sendo aceitas cópias de documentos. Os documentos para o cadastro das crianças são o RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar.

Município atende aproximadamente 90.365 mil famílias | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Serviço 
Central do Cadastro Único – Casa do Bolsa, funciona de segunda a sexta, no horário de 8h às 18h sem intervalo para o almoço. O espaço fica na Rua Leopoldo Machado, nº 2834, bairro Trem, e atende moradores de Macapá; distrito do Bailique; Carapanatuba; Curiaú; bairro Fazendinha; distrito de São Joaquim do Pacuí.

Confira telefone, endereço e horário dos Cras em Macapá: 
Os centros de referência funcionam de segunda a sexta, no horário de 8h às 14h. 

Cras Felicidade
Endereço: Avenida Rua Rio Grande do Norte com passagem Rio Grande do Norte, bairro Pacoval, próximo à Escola Estadual Deuzolina Farias Sales. 
Contato: (96) 98801-9546 
Área de abrangência: Beirol; conjuntos habitacionais Mucajá e São José; Trem; Centro; Buritizal; Santa Inês; Distrito do Bailique (comunidades); Distrito de Carapanatuba (comunidades). 

Cras Esperança
Endereço: Avenida Almirante Barroso, nº 2536, bairro Santa Rita
Contato: (96) 98801-9562
Área abrangência: Nova Esperança; Congós; Novo Buritizal; Cuba de Asfalto; Santa Rita, Alvorada e Conjunto Laurindo Banha. 

Cras Igualdade 
Endereço: Rua Três, nº 926, no bairro Marabaixo 3 
Contato: (96) 99970-5098 
Área de abrangência: Comunidade Lagoa dos Índios; Coração; Goiabal; Cabralzinho; KM 9 (da Linha A até a rodoviária); Marabaixo 1, 2, 3 e 4; Residencial Cajari; Residencial Amazonas; Residencial Jardim América e Irmãos Platon.

Cras Alegria 
Endereço: Rua Exército da Redenção S/N. Dentro do Complexo Macapá Criança. Bairro Pedrinhas (em frente ao terminal de ônibus das Pedrinhas). 
Contato: (96) 98801-9649 
Área de abrangência: Zerão; Pedrinhas; Universidade; Conjunto da Embrapa; Muca; Jardim Marco Zero; Jardim Equatorial; Araxá; Aturiá. 

Cras Simpatia
Endereço Avenida Joaquim Procópio de Oliveira, nº 1495, com a Rua Dois, bairro Murici (atrás da arena do Murici)
Contato: (96) 98813-6832 
Área de abrangência: Fazendinha; Vale Verde; Residencial Alfaville; Mini Polo Hortifruti Granjeiro; Polo Hortifruti Granjeiro; Igarapé da Fortaleza (antes da ponte da Fazendinha); Chefe Clodoaldo; Murici; APA da Fazendinha.

Cras Amor
Endereço: Avenida Carlos Lins Cortes, s/n, Praça Céu das Artes, bairro Infraero 2. 
Contato: (96) 98813-6854 
Área de abrangência: Brasil Novo; Amazonas; Açaí; Boné Azul; Ipê; Mestre Oscar; Ilha Mirim; Morada das Palmeiras; Infraero I e II; Novo Horizonte; Lago da Vaca; Alencar; Sol Nascente; Parque dos Buritis; Jardim Felicidade I e II; Conjunto Habitacional Macapaba I e II; Campina Grande; Distrito de São Joaquim (comunidades); Distrito do Curiaú (comunidades); Tessalônica; Ariri; Conceição do Matapi; Areal; Torrão do Matapi; Carmo do Maruanum; São João; Ilha Redonda; Curralinho; Santa Luzia do Pacuí; São Joaquim do Pacuí; Tracajatuba I; Liberdade; Ambé; Mel; São Pedro dos Bois; Peixe Boi; São Joaquim do Rio Pedreira; Pedreira; Santo Antônio do Abacate; Ressaca da Pedreira; Jardim Caranã; Loteamento São José; São Lázaro; Renascer e Vitória do Renascer. 

Cras União 
Endereço: Rua Ana Nery, s/n (antiga Feira da Ana Nery), bairro Perpétuo Socorro
Contato: (96) 98813-6847
Área de abrangência: Pacoval; Laguinho; Canal do Jandiá; Perpétuo Socorro; Cidade Nova 1 e 2; Pantanal; Jesus de Nazaré.