Cinco jurados terão a missão de escolher o ‘Melhor Camarão no Bafo’ do balneário da Fazendinha, entre sete restaurantes participantes do concurso que já é tradição na programação do Macapá Verão. A seletiva será na quarta-feira (13), a partir das 18h30, durante o Luau da Cidade.
Os participantes irão preparar as porções ao vivo, seguindo os requisitos propostos no regulamento. A pontuação é atribuída de acordo com a explicação do chef, apresentação do prato, sabor e preparo da iguaria.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Benício Pontes, o turismo gastronômico valoriza a identidade local, sendo uma oportunidade de impulsionar a venda de produtos regionais.
“O concurso que elege o melhor prato de camarão no bafo é uma forma de fomentar a gastronomia local e aumentar as vendas dessa iguaria no balneário da Fazendinha. Esse prato é típico de nossa capital e, por meio dele, buscamos movimentar o turismo, economia e lazer”, explica.
A organização do evento dispõe de uma estrutura conhecida como ‘Cozinha Show’, onde os chefs desenvolvem os pratos. A estrutura é composta por tenda, piso, mesa inox, fogão, além dos participantes que farão o preparo ao vivo, na frente dos jurados e do público.
Conforme especialistas, a técnica de cozimento no vapor, no camarão, surgiu no balneário da Fazendinha na década de 70, onde no esquecimento de acrescentar a água junto ao camarão e as especiarias, ao final, percebeu-se que o resultado ficou bom.
Os três pratos com maior pontuação, recebem a premiação em dinheiro que varia de R$ 500,00 a R$ 2.000,00. E, também, o certificado de Melhor Camarão no Bafo para o restaurante campeão.
O evento é realizado pelo Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AP) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP).
A 7ª edição do evento acontece simultaneamente com a programação do Luau da Cidade, que terá atrações musicais embalando o verão macapaense.