Servidores da Educação de Macapá são imunizados contra cinco doenças virais

Funcionários da Semed receberam vacinas Tríplice Viral, Influenza e Covid-19.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A servidora da rede municipal, Rosângela Marques, 55 anos | Foto: Semed/PMM

Por conta do clima chuvoso e do aumento do número de casos de síndromes respiratórias na capital, a Prefeitura de Macapá realizou nesta quarta-feira (29), um mutirão de vacinação para os servidores da rede municipal de ensino, com imunizantes contra Influenza, Tríplice Viral e 4ª dose de reforço contra a Covid-19, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS).

A ação foi uma iniciativa das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), com o objetivo de fortalecer a imunidade dos profissionais contra doenças como gripe, sarampo, caxumba, rubéola e Covid-19, que são transmitidas por contato direto com gotículas de saliva ou secreção de pessoas infectadas, no ar ou através de objetos contaminados.

A servidora do Departamento de Gestão de Pessoas da Semed, Rosângela Marques, 55 anos, aproveitou a oportunidade para se proteger do coronavírus e lembrou da importância do reforço da vacina.

“É importante este momento, pois nós perdemos várias pessoas da família, muitos parentes e amigos. Então, é uma alegria muito grande a gente poder participar desta ação e poder agradecer a Deus pelo livramento, por conta da imunização”, ressalta.

Outra medida tomada pela Semed é a sanitização constante do seu prédio administrativo e das unidades escolares, além de ações integradas com a Semsa para promover a saúde de estudantes, servidores e comunidade escolar. Essas atividades fazem parte do plano estratégico do Programa Saúde na Escola (PSE), política pública do Município fortalecida desde 2021.

“Para que haja um verdadeiro desenvolvimento da educação em nossa cidade, é preciso pensarmos em todos os aspectos da vida das pessoas que compõem nossa comunidade escolar. Temos atuado na infraestrutura das escolas, na valorização dos servidores, na segurança alimentar dos estudantes e também na saúde de todos”, reforça o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.