‘As ruas sempre foram intrafegáveis, agora vai melhorar’, diz morador sobre início da pavimentação na zona norte de Macapá

Obra está orçada em mais R$ 2,3 milhões e será executada em bloquetes.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ruas Monte Sinai e Sheknah são as primeiras a receber o serviço de terraplanagem | Foto: Junior Dantas/PMM

O autônomo Leidiano Montelo, de 38 anos, mora na Ilha Mirim, na zona norte de Macapá, desde 2004 e conta que a população do bairro sempre sofreu com a falta de pavimentação das vias. “As ruas sempre foram intrafegáveis, agora vai melhorar. Crianças sofriam para ir à escola e idosos e cadeirantes tinham problema em sair de casa”, diz.

Mas a realidade de Leidiano e de centenas de famílias que moram no local será outra, isso porque a Prefeitura de Macapá já iniciou o serviço de pavimentação das vias do bairro. “Estamos vendo as máquinas trabalhando e ficamos felizes com o serviço. Estou ansioso pela conclusão das obras para que esses problemas deixem de existir”, completa.

O serviço executado na Ilha Mirim contempla as ruas Monte Sinai, Sheknah, Salmo 91, Salmo 23 e Liberdade, totalizando 1181,4 m. A obra está orçada em mais R$ 2,3 milhões, com recursos do Tesouro Municipal e será executada em bloquetes. O prazo de entrega das vias já pavimentadas é de 60 dias e cerca de 40 pessoas estão envolvidas no serviço.

As primeiras vias a receberem a preparação para implantação dos bloquetes foram as ruas Monte Sinai e Sheknah e de acordo o responsável pelo serviço de terraplanagem, Ezequiel da Silva, é a fase final para implantação da pavimentação.

“Inicialmente mandamos o solo para um laboratório e depois fazemos a retirada da camada vegetal. Esse espaço que fica abrigará a base, que é formada pelo aterro. Ele passa pela compactação para, então, receber uma camada de areia e em seguida os bloquetes, que são instalados primeiro nas sarjetas e meio-fio e em seguida, no restante da via”, explica.

Obra está em fase de terraplanagem | Foto: Junior Dantas/PMM