Grávida de 26 semanas do seu primeiro bebê, a estudante Maria Eduarda Ulisses, de 22 anos, buscou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leozildo Fontoura, na zona sul de Macapá, para atendimento pré-natal e aproveitou para receber orientações sobre aleitamento materno na sala de amamentação da unidade.
“Me ajudou a esclarecer várias dúvidas sobre a forma correta da pega do bebê, uso de cosméticos, massagens das mamas e me passou mais segurança. Estava com muito medo por conta do que as pessoas falavam, mas eles me tranquilizaram muito. O apoio dos profissionais me ensinando, ajudou demais”, conta.
Inaugurada em abril deste ano, a sala faz parte do projeto ‘Amamentar’, que incentiva o aleitamento materno por meio de ações desenvolvidas nas UBSs. Além de ser a melhor fonte de alimentos e nutrientes para bebês, o leite materno contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e no combate a infecções, além de fortalecer o vínculo afetivo entre a mãe e a criança.
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para receber atendimento, basta ter em mãos um documento de identidade e o cartão do SUS.
Segundo a técnica em enfermagem Joseila Sereja, responsável pelo atendimento, o espaço está disponível para mães e gestantes com dificuldades e dúvidas sobre o aleitamento materno, além de orientação sobre a pega correta, posição e sucção ideal do bebê.
“Estamos aqui para ajudar com informações para que essas mães sejam orientadas sobre como proceder quando o bebê nascer, tirar dúvidas como o valor nutricional do leite materno, não oferecer mamadeira e fórmulas infantis como forma de complementação na alimentação sem a indicação de um pediatra e sobre a amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê”, explica.
Nos próximos meses, o projeto ‘Amamentar” será ampliado para as unidades básicas do Marabaixo, Macapaba, Lélio Silva e Álvaro Corrêa e São Pedro. A ação faz parte do Programa “Saúde Para Todos”, pacote de mais de 20 medidas que tem como objetivo fortalecer a rede municipal de saúde.