Localizada no bairro Santa Inês, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Barbosa passa por uma extensa revitalização na estrutura. Ela é uma das 23 unidades que a Prefeitura de Macapá reforma, por meio do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação). Além de proporcionar ambientes modernos para a população, as obras também representam fonte de renda e sustento para os moradores.
Aleilson de Azevedo, de 39 anos, atua na revitalização da escola Antônio Barbosa desde março. O profissional estava desempregado antes da reforma, e agora pode proporcionar segurança a toda sua família.
“Essa é a primeira vez que trabalho de carteira assinada, nunca tive oportunidade antes. Sou pai e toda a minha família agradece a segurança do trabalho formal. Em breve a [escola] Antônio Barbosa vai ser entregue, e espero começar logo outra reforma”, conta.
A escola já passou por pintura interna e externa, troca de telhado, reforma dos refeitórios e banheiros. Agora, a equipe adequa os blocos administrativos, troca a fiação elétrica e finaliza os reparos restantes. A previsão de entrega é para o próximo mês.
Além disso, os estudantes poderão contar com uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada para realizar as atividades escolares, uma reivindicação antiga da comunidade. O local passa por substituição da grade, troca da estrutura metálica, cobertura e piso.
Atualmente, o local atende 233 estudantes, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Com a reforma, os espaços serão otimizados, para oferecer mais segurança e conforto aos estudantes e profissionais que lá atuam.
Investimento
A Prefeitura de Macapá investe quase R$ 700 mil na reforma da instituição de ensino, com verbas do tesouro municipal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Ao todo, 23 escolas da rede municipal passam por revitalização. O investimento ultrapassa R$ 20 milhões. As reformas fazem parte do pacote de ações do Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem/Educação), que prevê a garantia de direitos básicos.
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação