Ação do programa Saúde para Todos atende mais de 500 moradores da zona sul de Macapá

Consultas foram realizadas no conjunto habitacional Jardim Açucena.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 50 crianças passaram por consultas com o equipe de pediatria | Foto: Júnior Dantas/PMM

Neste sábado (11), a Prefeitura de Macapá promoveu mais uma ação de saúde itinerante do programa Saúde para Todos. A atividade aconteceu no conjunto habitacional Jardim Açucena e atendeu mais de 500 moradores. Os serviços mais procurados foram consultas com pediatra e atendimento odontológico.

“Essas especialidades são novidade dentro dessas atividades itinerantes e por isso o número de pessoas atendidas é tão expressivo. Na pediatria consultamos mais de 50 crianças e no serviço odontológico foram mais de 40 pacientes em uma manhã de atendimentos”, detalha a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Erica Aymoré.

O agricultor Nicolau da Silva, de 80 anos, veio da Serra do Navio para cuidar da saúde em Macapá. Ele foi um dos pacientes atendidos na programação do Saúde para Todos, promovido pela Prefeitura da capital, e conta que ouviu sobre a ação pelo rádio, quando decidiu enfrentar 4h de viagem para receber atendimento de um clínico geral e fazer outros exames de rotina.

“Homem também cuida da saúde e quando soube dessa ação aqui na cidade, não pensei duas vezes e vim em buscar do atendimento médico. Para gente que é carente, essa atividade é uma alegria porque temos vários tipos de consultas no mesmo lugar”, diz entusiasmado.

Nicolau da Silvarecebeu atendimento com clínico geral e realizou exames  | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Além das consultas em pontos fixos, a equipe médica também foi até a casa dos pacientes para prestar atendimento. A dona de casa Miriam Sousa, de 50 anos, abriu a porta de sua residência para a Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (Emad).

“Aqui em casa todos cuidam da saúde, mas ainda assim existe uma dificuldade de transporte para chegar até a Unidade Básica de Saúde [UBS]. O tempo da gente às vezes é corrido e essas ações são sempre bem-vindas. Confesso que fiquei surpresa em ser atendida dentro de casa”, destaca.

Miriam Sousa recebeu atendimento domiciliar | Foto: Júnior Dantas/PMM

Carreta da Mulher
Outra novidade durante a ação do programa Saúde para Todos foi a ativação dos serviços da Carreta da Mulher dentro do conjunto Jardim Açucena. A unidade que estava na zona norte de Macapá agora atenderá moradoras da zona sul.

Os serviços da unidade ficarão no local por três meses e as consultas e procedimentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No local é possível realizar consultas ginecológicas, exames de PCCU, testes rápidos, ultrassonografias das mamas e transvaginal, encaminhamentos para mamografia, exame para detecção de clamídia e consulta de Planejamento Familiar.

Para os atendimentos é necessário a apresentação do Cartão do SUS, RG e CPF.