Mais de 500 profissionais da educação de Macapá recebem capacitação em novas metodologias pedagógicas

Ação faz parte dos programas Educa Macapá e Criança Alfabetizada implementados pela Prefeitura.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 500 profissionais da rede municipal de ensino estão sendo capacitados em novas metodologias pedagógicas. As atividades provocam reflexões sobre práticas educacionais inovadoras, desde a alfabetização até a resolução de problemas matemáticos. A iniciativa faz parte dos programas Educa Macapá e Criança Alfabetiza, coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As formações ocorrem simultaneamente, em locais diferentes, ao longo da semana e envolvem diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, de turmas da educação infantil e do ensino fundamental.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, destacou a formação continuada como uma das estratégias para elevar os índices educacionais do município.

“Estamos com duas capacitações na rede para um quantitativo de servidores e escolas que trabalham com um público de mais de 20 mil estudantes. Quando olhamos por esse lado, percebemos o quanto essas ações são importantes, e o compromisso da Prefeitura de Macapá no fortalecimento dos programas educacionais”, ressaltou o gestor.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Guita, Sanzia Brito, atua na área da educação há 32 anos. Ela reconhece o benefício das capacitações para a elevação da qualidade de ensino

“Já participei de outras formações e a cada vez que venho a uma reunião como esta, levo para a comunidade da escola novos conhecimentos aprendidos. Os índices de alfabetização apresentados aqui, por exemplo, são essenciais para nortear nossas ações”, afirma a diretora.

Programas Educacionais
A formação continuada, através dos programas educacionais, é uma estratégia da Prefeitura de Macapá para garantir a qualidade de ensino na rede municipal.

O “Educa Macapá”, implementado em 2021 pelo prefeito Dr. Furlan, tem como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes na sala de aula, através da reformulação dos processos realizados dentro das unidades escolares.

Além da capacitação dos profissionais, inúmeras outras ações que visam o desenvolvimento da educação no município também foram iniciadas, como a valorização dos servidores, através do piso salarial, o acompanhamento pedagógico diário e o cuidado com a infraestrutura das escolas.

Já o “Criança Alfabetizada” fornece apoio técnico, financeiro e pedagógico para o estudo da escrita e leitura nas salas de aula da rede municipal.


*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.