A participação dos jovens na construção de políticas públicas é essencial para a garantia dos direitos dessa população, e para proporcionar isso, a Prefeitura de Macapá realizou no sábado (21), uma atividade com adolescentes para fomentar o debate e a conversar sobre temáticas relevantes para a juventude. Ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Infantil Pequeno Príncipe e reuniu 74 jovens de diversas realidades, incluindo comunidades rurais e urbanas
Eles discutiram sobre empoderamento feminino, saúde sexual, enfrentamento ao racismo e os impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes, temas sugeridos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O estudante de 16 anos, William dos Santos, participou do evento e ressalta a importância de escutar os próprios adolescentes para a elaboração das ações de juventude. “É a primeira vez que ouço falar de uma ação assim. Debatemos temas muito importantes e de grande impacto para nossa realidade”, diz.
Após os debates, os jovens se reuniram em grupos e construíram propostas para o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes. Com o documento, Macapá poderá criar o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), um dos requisitos para a conquista do Selo Unicef.
“O objetivo é transformar o jovem em protagonista na condução de sua vida. Eles vão propor ideias, refletir sobre políticas públicas e propor alternativas que possam impactar diretamente em suas vidas”, destaca o subsecretário de Gestão Educacional, Ebrely Andrade.
As ações do Selo Unicef são organizadas por uma equipe intersetorial da Prefeitura de Macapá, e englobam várias pastas, como as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Meio Ambiente (Semam).
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa para estimular e reconhecer avanços reais na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao selo, a Prefeitura de Macapá assume o compromisso de manter como prioridade sua agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação