Exposição de desenhos, apresentações artísticas e musicais finalizam projeto Um por Todos e Todos por Um

Direitos, deveres, cidadania, ética… foram traduzidos em declamações, apresentação teatral e Marabaixo pelos alunos da rede municipal de ensino, na manhã desta quarta-feira, 13, na Escola Municipal Antônio Barbosa, no encerramento do projeto Um por Todos e Todos por Um, parceria da Prefeitura de Macapá com a Controladoria Geral da União (CGU).

O Projeto Um por Todos e Todos por Um, que visa a prevenção da corrupção a partir das crianças. Ao todo, dezesseis escolas da rede municipal de ensino de Macapá fazem parte do programa este ano, são elas: Josafá Aires, Odete Lopes, Raimunda Virgolino, Eunice das Chagas, Rondônia, Hildemar Maia, Antônio Barbosa, Aracy Nascimento, Goiás, Raimunda Guedes, Elita Nunes, Paraíso Das Acácias, Neusona, Marinete Mira, Caetano Tomaz e Cacilda Vasconcelos.

Para o superintendente da CGU no Amapá, Romel Tebas, a escola é o lugar onde há socialização, em que se aprende não só conteúdos, mas também regras de convivência social, como o respeito e a solidariedade. “Esse nosso trabalho com as escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Estamos passando por uma fase crítica em nosso país, por isso precisamos de uma nova geração mais ética, justa e que respeita os direitos e cumpre seus deveres”, destacou. 

A secretária municipal de Educação, Sandra Casemiro, destacou que esta é a 3ª edição do programa em parceria com a prefeitura, que tem a coordenação da Divisão de Ensino Fundamental (Dief) e desenvolve atividades, produção de texto e ações.  “A educação neste ponto é uma alternativa eficaz quando se trata do exercício da plena cidadania, e começando pelos pequenos já tendo essa preparação, temos possibilidades de uma sociedade mais justa e igualitária”.

E o trabalho vem apresentando bons frutos. No evento, foi apresentado o pequeno Bruno Eduardo, da Escola Municipal Paraíso das Acácias, que ganhou o prêmio do concurso da CGU de Desenho, concorrendo com alunos de todo o Brasil. Outros desenhos produzidos por alunos do programa ficaram em exposição no encerramento.

Um por Todos e Todos por Um

O Projeto é efetivado nacionalmente, realizado com o Instituto Mauricio de Sousa e Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. Com o auxílio dos personagens da Turma da Mônica, a escola tem a possibilidade de disseminar valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo entre os alunos dos ensinos fundamental I.

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semed