A Prefeitura de Macapá fez a entrega de 100 kits esportivos às crianças da rede municipal de ensino que fazem parte do “AABB Comunidade” nesta segunda-feira (16). A iniciativa dá suporte as ações desenvolvidas pelo programa, que incentiva práticas esportivas e educacionais entre os alunos.
Em Macapá, o projeto é desenvolvido há mais de 20 anos em parceria com o Município. Ele é direcionado às crianças da rede pública de ensino que participam de atividades no contraturno das aulas, quando são ofertados reforço escolar para matemática, escrita e leitura, além de ações de artes, coral, dança, modalidades esportivas e recreação.
O contrato assinado com a Prefeitura de Macapá prevê que a instituição seja responsável pelo pagamento dos monitores, transporte e alimentação das crianças atendidas no programa.
O coordenador Municipal de Esporte e Lazer (Comel), Marlon Ferreira, conta que uma das primeiras solicitações que recebeu ao assumir a gestão do órgão foi conseguir a alimentação e transporte das crianças.
“Assim que recebemos essa demanda, garantimos a alimentação para o ano todo e quanto ao transporte, conseguimos um novo ônibus que garantirá mais segurança às crianças atendidas pelo projeto”, conta.
O superintendente do Banco do Brasil (BB) no Amapá, Fabrício Gonçalves, destaca que esta parceria é a responsável pela transformação social e, também, na vida de famílias em Macapá.
“Percebo o amor e o carinho de cada pessoa envolvida nesse projeto e nós do BB ficamos felizes em participar dele”, destaca.
Para o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o deputado estadual Max Andrade (MDB), a parceria entre a Prefeitura e a Associação já vem dando certo há mais de 20 anos.
“Trabalhamos com crianças que tem no projeto uma perspectiva melhor para o futuro e temos muito orgulho de proporcionar isso a elas”, enfatiza.
Além do esporte
Uma das crianças atendidas pelo programa é o Theo Amanajás, de 11 anos, que está no 6º ano. Ele conta que essa é a segunda vez que participa da iniciativa e ela foi a responsável pela inserção no esporte e, também, na melhoria de aspectos relacionados ao ensino.
“Quando participei do projeto, comecei a fazer aulas de basquete e vôlei e essa foi a primeira vez que pratiquei esses esportes. Com o reforço escolar, consegui melhorar a minha escrita e isso me ajudou muito”, enfatiza.
O tio de Theo, Rodrigo Gomes, 32 anos, é um dos familiares que acompanha diariamente o desempenho do sobrinho. Ele conta que o estudante era muito agitado e após participar do programa, ele passou a ter mais controle das atividades e da energia.
“Com a participação dele em todas as atividades do programa percebemos uma melhora significativa na comunicação e na interação com as outras crianças e pelo fato de demandar muita energia para a prática esportiva, o Theo está mais controlado”, comenta.